ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 11 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,26-16,4

«Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.»


«Dei-vos a conhecer estas coisas para não vos perturbardes. Sereis expulsos das sinagogas; há-de chegar mesmo a hora em que quem vos matar julgará que presta um serviço a Deus! E farão isto por não terem conhecido o Pai nem a mim. Deixo-vos ditas estas coisas, para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que Eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse, porém, desde o princípio, porque Eu estava convosco.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O Senhor volta a tranquilizar os Seus discípulos: é verdade que em breve se separarão, mas não para ficarem mais afastados. Com efeito, o amor que os uniu e que os fez caminhar juntos até Jerusalém não terminará. Depois dos momentos obscuros da Paixão e da Morte, Jesus ressuscitado reuni-los-á de novo à Sua volta. E a nova condição de ressuscitado permitir-Lhe-á ficar sempre com os discípulos, onde quer que estejam. O amor de Jesus, ou melhor, o amor cristão nunca termina com o fim da proximidade física. O próprio Jesus pede aos discípulos, depois da Páscoa, para se confirmarem na fé uns aos outros e de testemunharem ao mundo o amor que os uniu a Ele e que continua a conduzi-los nos Seus caminhos. O amor que o Senhor derrama nos corações deles desce, precisamente, do alto; não é fruto do esforço deles; é uma dádiva particular de Deus e é um amor extraordinário: multiplica-se vivendo-o e reduz-se até se esgotar se não for praticado. Diz-lhes: “O Advogado, que vos mandarei de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando vier, dará testemunho de Mim”. O Espírito do amor que vem do Pai é transmitido aos discípulos através do Filho. A Sua força suscita uma amizade e um afecto que os une de maneira estável e firme ao ponto de os tornar capazes de testemunhar a própria força do Espírito. O testemunho deste amor por parte dos discípulos suscitará sempre contraposições e hostilidade, diz-lhes Jesus, por parte de quem não O conhece. E os inimigos tentarão pôr em perigo a própria vida dos discípulos. É a triste realidade das perseguições que ainda hoje se abatem sobre os crentes. Mas os discípulos não devem ter medo e muito menos esmorecer a confiança no Mestre. Jesus não abandona os Seus sem recursos à mercê das forças cegas e perversas do mal. Avisa-os: “Disse-vos tudo isto para que não vos escandalizais”. O Senhor não abandona os Seus ao próprio destino. Decerto, os discípulos têm uma grande responsabilidade: a de anunciar o Evangelho do amor gratuito a este nosso mundo para que ele se afaste do mal e do pecado e encontre o caminho da salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO