ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 16 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

II Coríntios 8,1-9

Queremos dar-vos a conhecer, irmãos, a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedónia. No meio das muitas tribulações com que foram provadas, a sua superabundante alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de generosidade. Sou testemunha de que, segundo as suas possibilidades, e até além delas, com toda a espontaneidade e com muita insistência, pediram-nos a graça de participar neste serviço em favor dos santos. E indo além das nossas expectativas, deram-se a si mesmos, primeiro ao Senhor e depois a nós, pela vontade de Deus. Por isso, pedimos a Tito que, tal como a havia começado, levasse a bom termo, entre vós, esta obra de generosidade. Mas, dado que tendes tudo em abundância - fé, dom da palavra, ciência, toda a espécie de zelo e amor que em vós despertámos - cuidai também de sobressair nesta obra de caridade. Não o digo como quem manda, mas para pôr ainda à prova a sinceridade do vosso amor, servindo-me do zelo dos outros. Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo sentia a dívida de reconhecimentos para com a comunidade “mãe” de Jerusalém que estava a atravessar um momento particularmente difícil. Podemos dizer que ainda hoje sentimos premente esta dívida perante o drama que a terra natal de Jesus está a viver. Para ajudá-la, Paulo tinha organizado um peditório nas comunidades fundadas por ele. Deste modo, Paulo não manifestava só a solidariedade das outras comunidades para com a de Jerusalém, mas também a comunhão com os outros apóstolos. A fraternidade cristã como já emergia nos “sumários” dos Actos que descrevem a vida da comunidade, era feita também do concretismo da ajuda. E participar no peditório, como tinha sido feito para as comunidades da Macedónia que eram bastante pobres, significava participar numa graça extraordinária porque o amor para com os necessitados enriquece mais os que dão do que os que recebem. Como de resto Jesus já tinha dito, conforme diz Paulo aos anciãos de Éfeso: “Há mais felicidade em dar do que em receber” (Act 20, 35). Os Macedónios tinham entendido o sentido do amor evangélico: de facto não deram só as ofertas, mas - como diz Paulo – “entregaram-se” (v. 5). O apóstolo apresenta-os como um modelo de solidariedade. E pede aos Coríntios que, contrariamente aos Macedónios, “em tudo sobressaís”, para se distinguirem “também nesta obra de generosidade” (v. 7), nesta obra de solidariedade. Para os cristãos, o mandamento do amor procede do próprio exemplo de Jesus que “embora fosse rico tornou-Se pobre, para que com a Sua pobreza” todos nós nos tornássemos ricos. Os discípulos devem olhar para o Senhor para que se realize aquela troca de dons que não deixa ninguém na indigência. É aqui que está a substância da fraternidade cristã: uma comunhão na fé que se torna também em ajuda e sustento concreto. Como a abundância da pregação que provinha da Igreja de Jerusalém tinha enriquecido os Coríntios e as outras comunidades, também agora a abundância dos bens materiais desta comunidade deveria ser útil para as exigências da comunidade de Jerusalém, para que a ninguém faltasse o necessário e houvesse igualdade de dons nas graças do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO