ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 23 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 13,2.5-18

Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. Lot, que acompanhava Abrão, possuía, igualmente, ovelhas, bois e tendas; a terra não era bastante grande para nela se estabelecerem os dois, porque os bens de ambos eram avultados. Houve questões entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os pastores dos rebanhos de Lot.
Os cananeus e os perizeus habitavam, então, aquela terra.

Abrão disse a Lot: «Peço-te que entre nós e entre os nossos pastores não haja conflitos, pois somos irmãos. Aí tens essa região toda diante de ti. Separemo-nos. Se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.»

Lot ergueu os olhos e viu todo o vale do Jordão, que era inteiramente regado. Antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, estendendo-se até Soar, o vale era um maravilhoso jardim, como a terra do Egipto.

Lot escolheu para si todo o vale do Jordão e dirigiu-se para o oriente, separando-se um do outro.

Abrão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades do vale, no qual ergueu as suas tendas até Sodoma.

Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor.

Depois de Lot o ter deixado, Deus disse a Abrão: «Ergue os teus olhos e, do sítio em que estás, contempla o norte, o sul, o oriente e o ocidente.

Toda a terra que estás a ver, dar-ta-ei, a ti e aos teus descendentes, para sempre. Farei que a tua descendência seja numerosa como o pó da terra, de modo que só se alguém puder contar o pó da terra é que a tua posteridade poderá ser contada. Levanta-te, percorre esta terra em todas as direcções, porque Eu ta darei.»

Abrão desmontou as suas tendas e foi residir junto aos carvalhos de Mambré, próximo de Hebron; e ali construiu um altar ao Senhor.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Abrão vive num mundo de contrastes, de litígios, de guerras. Mas continua a afirmar a vocação que Deus confiou aos homens: ser irmãos entre si. A discórdia e a contenda que surgem entre os pastores de Abrão e o de Lot põem em perigo a fraternidade. Já tinha acontecido com Caim que não tinha aceite a diversidade e a fraqueza de Abel e tinha-o morto. Abrão é homem de paz e de fraternidade porque segue e escuta a Palavra de Deus. E diz a Lot: “Não haja discussões entre nós… porque somos irmãos”. E, para defender o alto valor da fraternidade e para viver na concórdia, Abrão chega até mesmo a renunciar àquela que parece ser a parte mais linda da terra que Deus lhe tinha prometido. O Pai dos crentes coloca acima de tudo, os interesses da fraternidade. Podemos dizer que já vivia dentro daquela caridade que será decantada pelo apóstolo Paulo na Carta aos Coríntios. Abrão sabe muito bem que a discórdia é sempre portadora de violência e de conflitos. A fé leva Abrão a ser o guarda da fraternidade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO