ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 25 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 16,1-12.15-16

Sarai, mulher de Abrão, que não lhe dera filhos, tinha uma escrava egípcia, chamada Agar. Sarai disse a Abrão: «Visto que o Senhor me tornou uma estéril, peço-te que vás ter com a minha escrava. Talvez, por ela, eu consiga ter filhos.»
Abrão aceitou a proposta de Sarai.

Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua escrava egípcia, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de Abrão ter vivido dez anos na terra de Canaã. Ele abeirou-se de Agar, e ela concebeu. E, reconhecendo-se grávida, começou a olhar desdenhosamente para a sua senhora.

Sarai disse a Abrão: «Recaia sobre ti a vergonha que sofro por tua causa. Fui eu que entreguei a minha escrava nos teus braços e, agora que sabe ter concebido, despreza-me. Que o Senhor julgue aos dois, a ti e a mim!»

Abrão respondeu-lhe: «A tua escrava está sob o teu domínio; faz dela o que te aprouver.» Então, Sarai tratou-a mal e humilhou-a, e Agar fugiu da sua presença.

O mensageiro do Senhor encontrou-a junto de uma fonte no deserto, a caminho de Chur.

Ele disse-lhe: «Agar, escrava de Sarai, de onde vens tu? E para onde vais?» Ela respondeu-lhe: «Fujo de Sarai, a minha senhora.» O mensageiro do Senhor disse-lhe: «Volta para a casa dela e humilha-te diante da tua senhora.»

O mensageiro do Senhor acrescentou: «Multiplicarei a tua descendência, e será tão numerosa que ninguém a poderá contar.»

O mensageiro do Senhor disse-lhe ainda:
«Estás grávida e vais ter um filho,
e dar-lhe-ás o nome de Ismael,
porque o Senhor escutou a voz da tua angústia.

Ele será como um cavalo
selvagem entre os homens;
a sua mão erguer-se-á contra todos,
a mão de todos erguer-se-á contra ele,
e colocará a sua tenda em frente de todos os seus irmãos.»

Agar teve um filho de Abrão; este pôs o nome de Ismael ao seu filho dado à luz por Agar.

Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar lhe deu Ismael.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

A Bíblia não esconde as dificuldades e os problemas da vida. Assim, embatemo-nos num conto que contrapõe duas mulheres, Sarai e Agar que, de um certo modo, disputam entre a promessa e a bênção que Deus fez a Abrão. Deus não retira a Sua protecção a ninguém, e muito menos a recusa ao fraco. Pelo contrário, reconstitui o relacionamento com Sarai e, ao mesmo tempo, abençoa também Agar e a sua descendência. Assim, também Agar perdida e desesperada, poderá abrir-se à visão de Deus e experimentar a compaixão. No sofrimento e no abandono, Deus manda sempre o Seu anjo para consolar e dar esperança. O Senhor nunca abandona ninguém que se dirige a Ele. Canta o salmista: “Meu pai e minha mãe abandonaram-me. O Senhor, porém acolhe-me” (Sl 27,10). A tradição islâmica lê no conto do nascimento de Ismael o filho da promessa. Aquela tensão que hoje se parece manifestar tão violenta para com o mundo islâmico não deve fazer esquecer as raízes comuns em Abrão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO