ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Memória de Floribert Bwana Chui, jovem congolês, assassinado por desconhecidos em Goma, porque se tinha oposto a uma tentativa de corrupção. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 8 de Julho

Memória de Floribert Bwana Chui, jovem congolês, assassinado por desconhecidos em Goma, porque se tinha oposto a uma tentativa de corrupção.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 41,55-57; 42,5-7.17-24

Quando a fome começou a manifestar-se no Egipto, o povo clamou por pão ao faraó; mas o faraó respondeu aos egípcios: «Ide ter com José; fazei o que ele vos disser.»

Estendendo-se a fome a toda a terra, José abriu todos os celeiros e vendeu trigo aos egípcios. Mas a fome persistiu no país do Egipto.

De todos os países vinham ao Egipto para comprar trigo a José, pois a fome era violenta em toda a terra.

E os filhos de Israel foram comprar trigo, juntamente com outros que iam, pois também havia fome no país de Canaã.

Ora José era governador do país; era ele que mandava distribuir o trigo a todo o povo do país. Quando os irmãos de José chegaram, prostraram-se diante dele com o rosto por terra.

Vendo os irmãos, José reconheceu-os; dissimulou, porém, diante deles e falou-lhes com dureza, dizendo: «Donde vindes?» Ao que eles responderam: «Do país de Canaã, para comprar víveres.»

E fechou-os na prisão durante três dias.

No terceiro dia, José disse-lhes: «Fazei o seguinte e vivereis, porque temo o Senhor:

se procedeis de boa fé, que só um de vós fique detido na prisão, enquanto ireis levar às vossas famílias com que lhes matar a fome. Depois, trazei-me o vosso irmão mais novo: assim, as vossas palavras serão justificadas, e não morrereis.» E eles concordaram.

Disseram, então, uns aos outros: «Na verdade, nós estamos a ser castigados por causa do nosso irmão; vimos o seu desespero quando nos implorou compaixão, e não o escutámos. Por isso veio sobre nós esta desgraça.»

Rúben respondeu-lhes nestes termos: «Eu bem vos dizia, então: ‘Não pequeis contra o menino!’ Mas não me escutastes. Agora respondemos pelo seu sangue.»

Ora eles não sabiam que José os compreendia, porque lhes falava por meio de um intérprete.

José afastou-se deles e chorou. Depois voltou para junto dos irmãos e falou-lhes. Escolheu Simeão e mandou-o encarcerar na presença deles.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A carestia reaproxima os irmãos que os ciúmes tinham dividido, como aconteceu com o filho pródigo que reencontra a si mesmo e a casa do pai no momento da maior dificuldade, quando morria de fome. José é uma casa de abundância, que tem o pão quando ninguém o dispensava. Ele vendia-o não só aos egípcios, mas a todos os que estavam aflitos com a carestia. A solidariedade permite também a José de reencontrar os irmãos e é a premissa também para ele para reconstruir os laços quebrados. O amor pelo próximo ajuda-nos sempre a descobrir de novo a fraternidade. José não se revela imediatamente aos irmãos. A reconciliação é sempre um itinerário de transformação. Ele põe à prova os irmãos e ajuda-os a reviverem a mesma situação que tinha provocado o seu sofrimento e que permanecia no fundo do coração deles. Jesus é José, Aquele que reconcilia os irmãos e que dá, finalmente, o pão que salva. Jesus ajuda-nos a libertar o coração do pecado, de que temos sempre de prestar contas, como reconhecem os irmãos ao pedido de José para lhe entregarem o irmão mais novo. Jesus, como José, não o ignora, não finge, mas ajuda-nos a compreendê-lo sem nos humilhar ou esmagar para que, com a Sua misericórdia, possamos mudar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO