ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Recordação de Nunzia, deficiente mental que faleceu em Nápoles e de todos os deficientes mentais que adormeceram no Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 30 de Julho

Recordação de Nunzia, deficiente mental que faleceu em Nápoles e de todos os deficientes mentais que adormeceram no Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 40,16-21.34-38

Moisés obedeceu; fez tudo quanto o Senhor lhe ordenara. No primeiro dia do primeiro mês do segundo ano, foi erigido o santuário. Moisés erigiu o santuário: assentou as bases, as pranchas, as travessas e ergueu as colunas; estendeu a tenda sobre o santuário e, por cima, a cobertura da tenda, como o Senhor lhe tinha ordenado. Tomou o testemunho e depositou-o na Arca; meteu os varais na Arca, sobre a qual colocou o propiciatório. Transportou a Arca para o santuário, fixando o véu de protecção, para vedar o acesso à Arca do testemunho, como o Senhor lhe tinha ordenado. Então, a nuvem cobriu a tenda da reunião, e a majestade do Senhor encheu o santuário. Moisés já não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem pairava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o santuário. Quando a nuvem se retirava de cima do santuário, os filhos de Israel partiam de viagem, e quando a nuvem não se retirava, não partiam, até ao instante em que ela se elevava. Porque uma nuvem do Senhor cobria o santuário durante o dia, e um fogo brilhava ali durante a noite, aos olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas caminhadas.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Deus indica a Sua presença no meio do Seu povo, presença que deve orientar o caminho para que eles não se percam, não tenham a tentação de olharem para o passado, não procurem nas dificuldades a tranquilizadora e falsa presença dos ídolos. Deus não fica longe e indica um lugar onde os homens possam sentir a Sua presença forte. Moisés e os filhos de Aarão serão ungidos como o pai deles e, assim, exercerão o sacerdócio. Não é um lugar qualquer. É uma presença que requer uma transformação e a purificação do mal (o lavar-se). A nuvem, a mesma que encontraremos sempre no Monte Tabor, é a manifestação visível da grandeza de Deus, do mistério que o circunda, das dificuldades dos homens que na enorme fragilidade deles não podem “ver” Deus. A nuvem cobriu aquele lugar. Está próxima, mas no entanto, é imensamente maior. Nunca nos deveremos esquecer da grandeza de Deus, porque só assim é que poderemos compreender a graça e o mistério da Sua manifestação entre os homens. Quanto facilmente o homem, no seu egocentrismo, reduz tudo à própria dimensão pequena, julgando conhecer e na realidade permanece cego e surdo. A nuvem cobriu a tenda da reunião e a glória do Senhor encheu o Santuário. O próprio Moisés não pôde entrar na tenda da reunião porque a nuvem habitava nela e a Glória do Senhor enchia o Santuário. O Senhor Jesus cumprirá esta manifestação e esta glória, revelando-a plenamente na sua humanidade, na qual vemos e reconhecemos a omnipotência e a grandeza de Deus, sempre sem nunca perder o temor de um amor enormemente maior do que a nossa mísera humanidade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO