ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração dos Apóstolos
Palavra de deus todos os dias

Oração dos Apóstolos

Memória do apóstolo Bartolomeu de Caná da Galileia. O seu corpo encontra-se na igreja de S. Bartolomeu na ilha Tiberina, em Roma, que se tornou lugar memorial dos “Novos Mártires”. Recordação de Jerry Essan Masslo sul-africano, refugiado na Itália hóspede da Comunidade de Santo Egídio: foi morto por bandidos. Com ele, recordam-se todos os refugiados. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração dos Apóstolos
Segunda-feira, 24 de Agosto

Memória do apóstolo Bartolomeu de Caná da Galileia. O seu corpo encontra-se na igreja de S. Bartolomeu na ilha Tiberina, em Roma, que se tornou lugar memorial dos “Novos Mártires”. Recordação de Jerry Essan Masslo sul-africano, refugiado na Itália hóspede da Comunidade de Santo Egídio: foi morto por bandidos. Com ele, recordam-se todos os refugiados.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 1,45-51

Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré.» Então disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem e verás!» Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje a Igreja festeja o apóstolo São Bartolomeu. Natural de Caná da Galileia, o quarto Evangelho identifica-o com o nome de Natanael (Deus deu). O amigo Filipe chama-o e leva-o a Jesus que, ao vê-lo, diz dele: “Eis um Israelita verdadeiro sem falsidade”. Mas o encontro com o Jovem Profeta de Nazaré – como acontecera também com André e Filipe – é decisivo para Natanael. Decide mudar de vida. Com efeito, deixa a casa e os familiares e segue Jesus que o chamará a fazer parte dos Doze. Depois do dia do Pentecostes a tradição conta que Natanael foi pregar o Evangelho na Índia e na Arménia onde morreu mártir, esfolado vivo. O seu corpo repousa na Basílica romana de São Bartolomeu na Ilha Tiberina que se tornou no santuário dos Novos Mártires do Novecentos. O trecho evangélico que acabámos de escutar narra-nos o seu encontro com Jesus. Filipe, que já tinha encontrado o Jovem Profeta de Nazaré, conta a Natanael a extraordinária força deste Jovem Profeta. Natanael objecta com o realismo típico do homem honesto: “De Nazaré pode sair coisa boa?”. Filipe nem sequer tenta esclarecer ou resolver a dúvida de Natanael, mas convida-o simplesmente a encontrá-l’O. Com efeito, a fé não é obra do racional, mas de encontro pessoal com Jesus. E eis que enquanto Natanael se aproxima, ouve Jesus a dizer bem dele. Mas não só. Podemos dizer que só a honestidade, ainda que enaltecida por Jesus, não basta para o salvar. É preciso uma relação pessoal, íntima com Jesus. E aquele Jovem Profeta de Nazaré faz-lhe compreender que já o amava, ainda antes que se encontrassem: “Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira”. O encontro pessoal com Jesus ilumina o coração daquele justo que se sente tão profundamente conhecido e diz: “Rabi, Tu és o Filho de Deus”. E Jesus, perante esta confissão de fé, promete-lhe que verá coisas bem maiores das que acabara de ver. É a Sua ambição sobre aquele pequeno grupo de seguidores. Se calhar eles nem sequer se apercebem. Mas o Senhor confia-lhes a Sua própria missão. Por isso, mais à frente, dirá a Pedro e a todos os discípulos que O seguem, que receberão cem vezes mais em relação àquilo que deixaram.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO