ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Recordação do padre Aleksandr Men', padre ortodoxo de Moscovo, brutalmente assassinado em 1990. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 9 de Setembro

Recordação do padre Aleksandr Men', padre ortodoxo de Moscovo, brutalmente assassinado em 1990.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Colossenses 3,1-11

Portanto, já que fostes ressuscitados com Cristo, procurai as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. Aspirai às coisas do alto e não às coisas da terra. Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, a vossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. Crucificai os vossos membros no que toca à prática de coisas da terra: fornicação, impureza, paixão, mau desejo e a ganância, que é uma idolatria. Estas coisas provocam a ira de Deus sobre os que lhe resistem. Entre eles também vós caminhastes outrora, quando vivíeis nessas coisas. Mas agora rejeitai também vós tudo isso: ira, raiva, maldade, injúria, palavras grosseiras saídas da vossa boca. Não mintais uns aos outros, já que vos despistes do homem velho, com as suas acções, e vos revestistes do homem novo, aquele que, para chegar ao conhecimento, não cessa de ser renovado à imagem do seu Criador. Aí não há grego nem judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo, que é tudo e está em todos.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo recorda aos cristãos de Colossos que eles já ressuscitaram com Cristo e, portanto, já foram libertados da escravidão do mal e da morte. No entanto, Paulo sabe muito bem que a luta contra o medo e o pecado ainda não terminou. Por isso, é necessário permanecer ligados a Cristo e procurar “as coisas do alto”. E não é um feito impossível, porque a meta não está longe nem é desconhecida. O que é pedido ao discípulo é que fique com Cristo e que acolha a vida nova que Ele nos doou. Trata-se, na verdade, de deixar operar em nós a força da ressurreição da qual nos tornamos participantes. O apóstolo exorta, portanto, a não pensar nas “coisas da Terra”, ou seja, a não considerá-las definitivas e a não sacrificar a nossa vida no altar delas: com efeito, elas são efémeras e passageiras. O cristão que vive com Jesus, participa desde já no Reino final. E, portanto, enquanto membro do Corpo de Cristo, é chamado a realizar o Evangelho na sua vida quotidiana tornando-se numa nova Criação. Nele reside já a salvação, tal como Jesus dissera: “Eu vos garanto: quem ouve a minha palavra e acredita n’Aquele que Me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, porque já passou da morte para a vida” (Jo 5, 24). Sabemos, no entanto, que a vida nova que nos foi dada por Cristo ainda está escondida e manifestar-se-á na sua plenitude, no fim dos tempos. A nós é pedido para guardá-la e fazê-la crescer para que acelere a chegada do último dia.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO