ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 19 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

I Timóteo 6,13-16

Na presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho perante Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, recomendo-te que guardes o mandato, sem mancha nem culpa, até à manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta manifestação será feita nos tempos estabelecidos,
pelo bem-aventurado e único Soberano,
o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

o único que possui a imortalidade,
que habita numa luz inacessível,
que nenhum homem viu nem pode ver.
A Ele, honra e poder eterno!
Ámen!

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo chama Timóteo “homem de Deus”: uma qualificação que salienta a pertença do discípulo não a si mesmo mas, precisamente, a Deus, ao serviço de quem dedicou a própria vida. O cristão não pode servir dois senhores: deve escolher Deus – e Timóteo fê-lo - como seu único Senhor. E, como numa corrida, deve mirar à meta das virtudes da justiça, da piedade, da fé, da caridade, da esperança e da mansidão. Esta é, portanto, a meta que Timóteo deve alcançar: o aperfeiçoamento do homem interior com todas as virtudes humanas e cristãs. A vida cristã é comparada a um desafio feito em virtude da fé. E o troféu que se ganha é a vida eterna. Na Sua grande benevolência o próprio Deus - diz Paulo ao discípulo - chamou-o para esta vida; e ele respondeu com uma bela profissão de fé perante muitas testemunhas. Provavelmente Paulo refere-se ao dia do seu baptizado ou ao da sua consagração a presbítero. Tal como Timóteo, qualquer cristão deve participar nesta competição: somos todos chamados a participar nela e a responder com generosidade. O apóstolo dirige-se mais uma vez a Timóteo chamando como testemunha Deus, que dá a vida e Jesus Cristo, que sob Pôncio Pilatos testemunhou o Seu amor até dar a própria vida na Cruz, para que seja fiel aos ensinamentos recebidos até que Jesus volte para o juízo universal. Aqui entende-se o regresso de Cristo como uma “Epifania”, ou seja, como uma manifestação cheia de amor. Para o cristão, o primeiro e o mais importante dever deve ser o de guardar a fé com um comportamento evangélico. Não sabemos quando se verificará a “manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo”, só Deus conhece o “tempo estabelecido”, mas somos chamados a vigilar na fé e a ser generosos na caridade. A exortação do apóstolo termina num louvor a Deus: Ele é o único que possui a imortalidade, que habita numa luz inacessível. A nossa mente não O compreende mas a oração aproxima-nos d’Ele e faz-nos sentir a força e apreciar o amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO