ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XXVI do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 27 de Setembro

Homilia

O Evangelho de Marcos apresenta-nos Jesus que continua a falar aos discípulos, enquanto prossegue o Seu caminho para Jerusalém. Ainda está vivo o episódio do domingo passado quando lhes tinha perguntado sobre o que é que discutiam ao longo do caminho, depois do anúncio da Paixão. Eles não responderam nada porque estavam concentrados na discussão sobre quem deveria ser o primeiro. Que tristeza para Jesus! Quer-lhes confiar a Sua angústia, mas eles não O tomaram em consideração. No trecho deste domingo, João, um dos doze que se tinha calado, desta vez enche-se de coragem e com tom seguro diz: “Mestre, vimos um homem que expulsa demónios em teu nome; mas nós proibimos-lho, porque ele não nos segue”. Pobre João, não entendeu nada! E Jesus, mais uma vez, reúne todos e, com paciência, explica-lhes e corrige-os ensinando-lhes o modo evangélico de compreender e de julgar a vida. Pois bem, é precisamente o que sucede todos os domingos quando o Senhor reúne os discípulos e fala-lhes ao coração semeando a boa semente e arrancando as ervas daninhas que envenenam a existência deles e a dos outros.
Frequentemente também nós raciocinamos como João. Com efeito, não é este o modo de defender a verdade. Normalmente essa atitude mira a defender os próprios privilégios, as próprias posições, as próprias convicções, não olhando para a substância das coisas que é a salvação das pessoas. Não se defende a verdade salvaguardando os próprios privilégios passando, se necessário, por cima das pessoas. No livro dos Números, a demonstrar como uma mentalidade do género está radicada no coração dos homens, é narrado um episódio análogo que ocorreu no início do caminho do povo de Israel. Josué é informado de que dois homens quaisquer que não pertenciam ao grupo dos setenta responsáveis de Israel e sem terem um mandato apropriado, começaram a profetizar. A sua reacção é imediata. Vai ter a correr com Moisés, irritado e preocupado, para lhe pedir que impeça aos dois que não pertencem ao grupo escolhido, de falar. Moisés responde ao jovem e zeloso chefe: “Estás com ciúme por mim? Oxalá todo o povo do Senhor fosse profeta e recebesse o espírito do Senhor!” (Nm 11, 29).
O que preocupa Josué, bem como João e os outros discípulos (incluindo muitos de nós), não é a cura dos doentes e a libertação dos possuídos pelos espíritos, mas o próprio grupo e a própria instituição, ou melhor, o próprio interesse, o próprio poder assegurado no grupo e na instituição. Não é este o pensamento de Jesus. Bem mais largo do que o coração dos discípulos é o Seu coração e ilimitada é a Sua misericórdia para com os fracos e os pobres. Com firmeza, Jesus responde a João e aos outros: “Não lho proibais, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois vai dizer mal de Mim: quem não está contra nós está a nosso favor”. O bem, onde quer que esteja e por quem quer que seja feito, vem sempre de Deus. Quem ajuda os necessitados, quem sustém os pobres, quem conforta os desesperados, quem acolhe, quem promove a amizade, quem faz de tudo em prol da paz, quem está pronto para o perdão, essa pessoa vem sempre de Deus.
Deus rompe qualquer esquema e está presente onde quer que haja amor, bondade, paz e misericórdia. Deus está naquele sedento a quem é dado um copo de água, naquele esfomeado a quem é oferecido um pedaço de pão, naquele desesperado a quem é dada uma palavra de amor. A Igreja guarda esta verdade evangélica e apesar de não ser a única detentora, deve praticá-la e proclamá-la com força, em prol da clareza da dádiva que Deus Lhe deu. Seria, deveras triste restringir a força milagrosa da misericórdia de Deus à estrita medida dos nossos esquemas e das nossas lógicas. Não dizia por acaso Jesus: “O vento sopra onde quer, ouves o barulho, mas não sabes de onde vem nem para onde vai” (Jo 3, 8)? O espírito de Deus é deveras grande e infinito. Felizes nós se O soubermos reconhecer e acolher! Ou melhor, afirma o Apóstolo, devemos estar atentos a não contristá-l’O. Eis porque são ridículas certas disputas sobre esta ou aquela experiência só porque não entra no nosso esquema lógico de interpretação!
Precisamos de uma visão larga que nos faça intuir a acção do Espírito de Deus no mundo. Não nos devemos entristecer, como o apóstolo João, se vemos que outras pessoas que não pertencem ao nosso grupo, expulsam os demónios. Jesus alegrava-se ao ver que muitos se curavam e voltavam a ficar bem de saúde: a alegria do Senhor é o homem vivo, está escrito. Grande foi a Sua alegria na Criação, desde o primeiro dia até ao fim da Sua obra quando criou o homem e a mulher. O autor bíblico não pode fazer outra coisa senão anotar: “Deus viu que era bom”. Também esta deve ser a alegria do discípulo. É verdade, devemo-nos todos alegrar pelo bem que vemos no mundo, independentemente de quem o realize e onde é realizado. O bem nasce sempre de Deus que é “fonte de todo o bem” como canta a Liturgia.
As palavras duríssimas que Jesus pronuncia na segunda parte do trecho evangélico evidenciam, com uma linguagem hiperbólica, qual é o caminho do discípulo: “Se a tua mão é ocasião de escândalo para ti, corta-a: é melhor entrares na vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga”. Ser ocasião de “escândalo” significa fazer tropeçar e cair ou, de qualquer modo, não ajudar o mais fraco e o necessitado de conforto. Nós pensamos que a felicidade esteja em nos conservarmos a nós mesmos, em caminharmos incólumes neste mundo, em nunca perder nada. Pelo contrário, diz Jesus, a felicidade está em nos oferecermos pelo Evangelho, em darmos a própria vida pelo próximo. Recordemos a frase de Jesus referida por Paulo: “Há mais felicidade em dar do que em receber” (Act 20, 35). E é por isso que vale a pena fazermos sacrifícios. O amor pelo próximo, de resto, pede sempre um sacrifício, exige sempre alguma renúncia. Não se trata, obviamente, de mutilações mas de transformações que devem ser introduzidas nas atitudes e no coração. Na verdade, normalmente temos os olhos postos só em nós mesmos; as mãos activas só para as nossas coisas; os pés movem-se só para os nossos interesses. Renunciemos a um olho sobre nós e seremos, certamente, bem mais felizes. Usemos pelo menos uma mão para ajudar quem sofre e sentiremos a mesma alegria de Jesus. Dirijamos os nossos pés para o caminho do Evangelho e seremos testemunhas do amor de Deus. Assim compreenderemos o que Jesus disse: “Quem quiser salvar a vida vai perdê-la; mas quem perde a vida por minha causa, salvá-la-á”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO