ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 31 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 11,1-2.11-12.25-29

Pergunto então: terá Deus rejeitado o seu povo? De maneira nenhuma! Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que de antemão escolheu. Não sabeis, porventura, o que diz a Escritura na passagem onde Elias apresenta a Deus esta queixa contra Israel: Agora eu pergunto: terão eles tropeçado só para cair? De modo nenhum! Pelo contrário, foi devido à sua queda que a salvação chegou aos gentios, e isso aconteceu para que Israel sentisse ciúme deles. Ora, se a sua queda reverteu em riqueza para o mundo e a sua perda em riqueza para os gentios, quanto mais não será na plenitude da sua conversão! Eu não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que vos não julgueis sábios: deu-se o endurecimento de uma parte de Israel, até que a totalidade dos gentios tenha entrado. E é assim que todo o Israel será salvo, de acordo com o que está escrito:
Virá de Sião o libertador,
que afastará as impiedades do meio de Jacob.

Esta é a aliança que Eu farei com eles,
quando lhes tiver tirado os seus pecados.

No que diz respeito ao Evangelho, eles são inimigos, para proveito vosso; mas em relação à eleição, são amados, devido aos seus antepassados. É que os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Nesta terceira reflexão sobre o significado de Israel na história da salvação, Paulo tenta entender qual é o projecto de Deus para com o Seu povo. Apesar de ter afirmado que o verdadeiro Israel é só aquele pequeno resto que se demonstrou fiel ao seu Deus aceitando Jesus como o Messias, Paulo põe-se o problema daqueles que não deram este passo decisivo. Como se pode pensar que Deus, escolhendo um povo composto de hebreus e de pagãos, tenha repudiado o Israel histórico, abandonando-o ao seu destino? O Senhor não abandonou certamente “o seu povo”, afirma Paulo com força desde o início. O facto deles terem recusado o anúncio de salvação é um mistério que suscita nele um sofrimento interior. Mas mesmo perante esta recusa obstinada que não se sabe explicar, o apóstolo tem a certeza de que não se trata de uma atitude definitiva. Paulo entrevê uma misteriosa relação entre o povo de Israel e a nova aliança; é uma união cheia de mistério, mas participa, certamente, na historia da salvação. A nova aliança está ligada à primeira como o novo enxerto está ligado ao tronco velho sobre o qual é colocado. No entanto, os crentes da nova aliança não se devem envaidecer; antes pelo contrário, são exortados a dar graças por terem sido chamados à salvação. Paulo fecha com um hino à profundidade da sabedoria divina que não cessa de guiar a história dos homens. E aos Romanos escreve: “Não quero que ignoreis este mistério, para que não vos torneis convencidos: o endurecimento de uma parte de Israel vai durar até que chegue a plenitude das nações. Então, todo o Israel será salvo”. É uma visão profética da história que revela uma proximidade singular entre o antigo Israel e os crentes em Cristo. A estes, é pedido que reconheçam sempre a presença de Deus na história humana – São João XXIII diria que reconheçam os “sinais dos tempos” - e que participem nela para a orientarem em direcção do Seu reino de amor e de paz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO