ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 23 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Malaquias 3,1-4.23-24

«Eis que Eu vou enviar o meu mensageiro, a fim de que ele prepare o caminho à minha frente. E imediatamente entrará no seu santuário o Senhor, que vós procurais, e o mensageiro da aliança, que vós desejais. Ei-lo que chega! - diz o Senhor do universo. Quem suportará o dia da sua chegada? Quem poderá resistir, quando ele aparecer?
Porque ele é como o fogo do fundidor e como a barrela das lavadeiras.

Ele sentar-se-á como fundidor e purificador. Purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata. E assim eles serão para o Senhor os que apresentam a oferta legítima. Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor como nos dias antigos, como nos anos de outrora. Eis que vou enviar-vos o profeta Elias, antes que chegue o Dia do Senhor, dia grande e terrível. Ele fará com que o coração dos pais se aproxime dos filhos, e o coração dos filhos se aproxime dos seus pais, para que Eu não tenha de vir castigar a terra com o anátema.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A Liturgia faz-nos escutar estas palavras do profeta Malaquias, enquanto estamos às portas do Natal. O profeta Malaquias viveu durante a reconstrução do segundo Templo, na segunda metade do século V. A reconstrução do Templo não impediu, no entanto, ao povo de conduzir uma vida religiosamente decadente e os próprios sacerdotes que serviam no Templo tinham cedido à corrupção. Enfim, sentia-se uma berrante diferença entre a restauração externa do Templo e a alastradora corrupção da maior parte do povo. Uma pequena parte que restava questionava-se sobre o paradeiro da justiça de Deus. E eis que o profeta anuncia que o Senhor enviará um profeta para preparar a Sua própria vinda. Aquele dia, quando o Senhor vier, será um "grandioso e terrível dia" (v. 23). Com efeito, Ele purificará o Templo e os seus sacerdotes e julgará os malvados. O profeta que antecede a vinda do Senhor é identificado em Elias, uma convicção que atravessará os séculos seguintes e ainda está presente no tempo de Jesus. É singular que Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, pareça introduzir o primeiro dos profetas do Novo Testamento, João Baptista, chamado a preparar o caminho para a chegada do Messias. O evangelista João, cita a seguinte afirmação de João Baptista: "eu sou uma voz que grita no deserto: aplanai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías" (Jo 1, 23). A Escritura parece insistir na necessidade que seja um profeta a preparar o encontro com o Messias. Podemos afirmar que todos nós precisamos da palavra de um profeta para que o nosso coração se abra para acolher o Senhor. A fé não é um exercício de esforço pessoal, não é o fruto de próprias capacidades ascéticas. O apóstolo Paulo esclarece bem como é que a fé actua. Ela nasce de algo que está fora de nós e que nós podemos colher no momento em que nos é gratuitamente doada. Escreve Paulo: "A fé depende, portanto, da escuta e a pregação é o anúncio da palavra de Cristo". (Rm 10, 17) Na iminência do Natal, esta palavra profética exorta-nos a não nos fecharmos em nós mesmos mas a alargar o coração desobstruindo-o de qualquer empecilho de egocentrismo para deixar espaço ao Senhor que está a chegar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO