ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 18 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Ester 4,17k.17l.17s

Também a rainha Ester, possuída de uma angústia mortal, recorreu ao Senhor. Depôs as suas vestes luxuosas e vestiu roupas de aflição e pesar. Em lugar das essências preciosas, cobriu a cabeça de cinza e pó e humilhou-se. O seu corpo, que antes sentia prazer em adornar, cobriu-o com os cabelos desgrenhados. E dirigiu esta prece ao Senhor, Deus de Israel:
«Meu Deus, meu único rei, assiste-me no meu desamparo, pois não tenho outro socorro senão a ti, porque vou pôr a minha vida em risco.

Coloca nos meus lábios, quando estiver na presença do leão, palavras apropriadas e muda o seu coração em ódio contra aquele que nos é hostil, a fim de que pereça com todos os seus partidários.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O livro de Ester narra a história de uma mulher hebreia que, devido à sua beleza, foi escolhida como rainha pelo rei do grande império persa. O autor sagrado apresenta a situação do povo hebraico na grande diáspora com os preconceitos que o circundam devido à diversidade e à particularidade da fé que pratica. Amã, funcionário do rei, expressa bem o que os assírios pensavam dos hebreus: "Entre todos os povos da Terra, há um povo hostil, com regime jurídico oposto ao de todas as nações, povo que despreza continuamente as ordens reais, ao ponto de estorvar a política irrepreensível e recta que exercemos" (3, 13d). Não podemos não ler nestas palavras vestígios daquele anti-semitismo que nos séculos provocou tanto mal ao povo hebraico até ao drama da Shoah. O que pode fazer Ester, uma mulher, perante tanta hostilidade que chega até à vontade de exterminar o povo de Israel? O que é que ela pode fazer, uma pobre mulher, perante a violência e a guerra? Ester, antes de mais, dirige-se em oração ao seu Deus e ao Deus dos seus antepassados, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob. Muitas vezes na Bíblia, a oração retoma o fio da história, para que nela seja possível reler a própria existência à luz do amor e dos prodígios efectuados por Deus. Nenhum dos crentes é abandonado, levado pelo vórtice dos eventos: ele está sempre dentro de um projecto de amor que o precedeu e que a oração ajuda a redescobrir. Ester recorda então ao próprio Deus, o que Ele tinha feito pelos seus antepassados: "Desde a infância aprendi com a minha família… que tu libertas até ao último todos os que cumprem a tua vontade". A sua oração divide-se em três pontos. No primeiro, invoca ajuda para ela, ciente da sua fragilidade: "Ajuda-me porque estou só e não tenho outro defensor além de Ti. Socorre-me pois sou órfã". Na oração, descobrimos a necessidade da salvação e, ao mesmo tempo, também a nossa fragilidade, mas confiamos na força que vem de Deus. Depois, pede a Deus que a ajude a encontrar as palavras para falar ao "leão", o inimigo que quer eliminar Israel. Por fim: "Liberta-nos da mão dos nossos inimigos, transforma o nosso luto em glória e os nossos sofrimentos em salvação". Na fragilidade de uma mulher, emerge a força da oração que saberá derrotar o mal e libertar das mãos dos inimigos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO