ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória do genocídio de 1994 no Ruanda. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 7 de Abril

Memória do genocídio de 1994 no Ruanda.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 5,27-33

Trouxeram-nos, pois, e levaram-nos à presença do Sinédrio. O Sumo Sacerdote, interrogando-os,

disse: «Proibimo-vos formalmente de ensinardes nesse nome, mas vós enchestes Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem.» Mas Pedro e os Apóstolos responderam: «Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem matastes, suspendendo-o num madeiro. Foi a Ele que Deus elevou, com a sua direita, como Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.» Enraivecidos com tal linguagem, pensaram a sério em matá-los.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Os apóstolos são novamente conduzidos ao Sinédrio perante os chefes do povo. Desta vez, não são levados a tribunal só Pedro e João, mas também todos os apóstolos. É toda a Igreja que é acusada. A censura está resumida na desobediência à ordem emanada pelos chefes do povo que proibia de proclamar o Evangelho: "Nós tínhamo-vos proibido expressamente de ensinar em nome desse homem". O sacerdote, que provavelmente por algum temor nem sequer nomeia o nome de Jesus quer, no entanto, bloquear o caminho de crescimento daquela comunidade. Com efeito, crescia cada vez mais a estima das pessoas por aquele grupo de crentes e muitos se convertiam. A resposta dos apóstolos à acusa feita pelo Sinédrio é unânime e compacta. Lucas realça-o: "Pedro e os apóstolos" respondem conjuntamente. E, desta vez, Pedro não submete ao julgamento do Sinédrio o problema se é justo obedecer aos homens antes que a Deus. Mas com grande clareza e sem indecisão, diz: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens". Podemos dizer que é toda a comunidade cristã que se expressa daquela maneira diante do Sinédrio. De facto, na comunidade cristã, é o Espírito que guia e autoriza a anunciação do Evangelho a toda a cidade. As palavras que Pedro profere – e com ele, todos os apóstolos – são a síntese do mistério da salvação trazida por Jesus a todos os homens. Nesta passagem, realça-se a ascensão de Jesus à direita de Deus e, portanto, o poder salvífico que Ele exerce para todos, ninguém excluído. E deste mistério da salvação que chegou à Terra, eles, os apóstolos, são testemunhas por causa do espírito Santo que foi derramado nos corações deles. Contrariamente aos apóstolos que actuam com parrésia e firmeza de ânimo porque induzidos pelo Espírito, os sinedritas, que são instigados pela inveja por causa do que está a suceder à frente deles, reagem de maneira desordenada: "ficam enfurecidos e pensaram em matar os Apóstolos". Só a intervenção de Gamaliel – como é narrado na prossecução do conto – é que lhes dissuade deste propósito. Mas é evidente a impossibilidade de bloquear a Palavra de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO