ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia e mártir (+ 1071). Defendeu os pobres, a dignidade do homem e a liberdade da Igreja e do Evangelho. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 11 de Abril

Memória de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia e mártir (+ 1071). Defendeu os pobres, a dignidade do homem e a liberdade da Igreja e do Evangelho.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 6,8-15

Cheio de graça e força, Estêvão fazia extraordinários milagres e prodígios entre o povo. Ora, alguns membros da sinagoga, chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão; mas era-lhes impossível resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram, então, uns homens para dizerem: «Ouvimo-lo proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.» Provocaram, assim, a ira do povo, dos anciãos e dos escribas; depois, surgindo-lhe na frente, arrebataram-no e levaram-no ao Sinédrio. Aí, apresentaram falsas testemunhas que declararam: «Este homem não cessa de falar contra este Lugar Santo e contra a Lei, pois ouvimo-lo afirmar que Jesus, o Nazareno, destruiria este lugar e mudaria as regras que Moisés nos legou.» Todos os membros do Sinédrio tinham os olhos fixos nele e viram que o seu rosto era como o rosto de um Anjo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Estêvão era o primeiro dos sete diáconos escolhidos entre os hebreus helenistas. Logo se fez notar pelo seu forte testemunho: "fazia grandes prodígios e sinais entre o povo", escreve Lucas. E nos debates ninguém "conseguia resistir à sabedoria e ao Espírito com que Estêvão falava". Bem dois capítulos dos Actos narram a sua vida; era uma figura exemplar na primeira comunidade. E é bom realçar que o "serviço à mesa" a que estavam destinados os sete diáconos não se limitava apenas a isso. Todo o crente deve servir as duas mesas, a dos pobres e a da Palavra e Eucaristia. Não há especializações de exclusividade, para alguns a pregação e para outros a caridade. Qualquer cristão deve fazer as duas. E é importante notar que Lucas realça que a acção de Estêvão se realizava "entre o povo". Também os membros do Sinédrio ficavam maravilhados pela acção missionária de Estêvão: "todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos em Estêvão e viram o seu rosto como o rosto de um anjo". Podemos dizer que naquela assembleia tão importante, Estêvão recordava Moisés cujo ministério foi cercado por um tal esplendor que os filhos de Israel não podiam fixar o seu rosto devido à luz que emanava (Ex 34, 29 ss). Estêvão, como Moisés, era deveras uma testemunha do amor de Deus, precisamente um anjo enviado pelo Senhor. Assim deve ser todo o discípulo. Tal como o Mestre, também Estêvão sofre primeiro a prisão e depois o julgamento perante o Sinédrio. E no processo, é condenado com falsas acusações. A vida dos discípulos percorre sempre a do Mestre. E Estêvão, neste difícil momento da sua vida, é sustentado pela força e pelo Espírito do Senhor que não abandona ninguém, sobretudo, no momento da prova.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO