ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 14 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 8,26-40

O Anjo do Senhor falou a Filipe e disse-lhe: «Põe-te a caminho e dirige-te para o Sul, pela estrada que desce de Jerusalém para Gaza, a qual se encontra deserta.» Ele pôs-se a caminho e foi para lá. Ora, um etíope, eunuco e alto funcionário da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém, regressava, na mesma altura, sentado no seu carro, a ler o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: «Vai e acompanha aquele carro.» Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Compreendes, verdadeiramente, o que estás a ler?» Respondeu ele: «E como poderei compreender, sem alguém que me oriente?» E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto dele. A passagem da Escritura que ele estava a ler era a seguinte:
Como ovelha levada ao matadouro,
e como cordeiro sem voz diante daquele que o tosquia,
assim Ele não abre a sua boca.

Na humilhação se consumou o seu julgamento,
e quem poderá contar a sua geração?
Da face da terra foi tirada a sua vida!

Dirigindo-se a Filipe, o eunuco disse-lhe: «Peço-te que me digas: De quem fala o profeta? De si mesmo ou de outra pessoa?»

Então, Filipe tomou a palavra e, partindo desta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Boa-Nova de Jesus.

Pelo caminho fora, encontraram uma nascente de água, e o eunuco disse: «Está ali água! Que me impede de ser baptizado?»

Filipe respondeu: «Se acreditas com todo o coração, isso é possível.» O eunuco respondeu: «Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.»

E mandou parar o carro. Ambos desceram à água, Filipe e o eunuco, e Filipe baptizou-o.

Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco não o viu mais, seguindo o seu caminho cheio de alegria.

Filipe encontrou-se em Azoto e, partindo dali, foi anunciando a Boa-Nova a todas as cidades, até que chegou a Cesareia.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

No caminho de Gaza, em direcção a sul, terra hoje habitada pelos palestinos, encontra-se um peregrino que de Jerusalém regressa à Etiópia. Ele, homem de confiança de Candace, a rainha da Etiópia, está no seu carro a ler Isaías. Filipe – que já encontrámos na leitura de ontem -, guiado pelo Espírito Santo, aproxima-se dele e pergunta-lhe se compreende o que está a ler. O etíope responde com sinceridade: "Como posso entender se ninguém me explica?". É uma resposta que merece toda a nossa atenção, porque indica qual é o caminho corrente para se chegar à fé. Ninguém pode atribuir-se a fé a si mesmo e ninguém pode compreender as Sagradas Escrituras sem a ajuda da comunidade, sem estar, como dizia Santo Agostinho, sobre os joelhos da Santa Mãe Igreja. O etíope, desejoso de compreender o que estava a ler, convida Filipe a sentar-se ao seu lado para que lhe "abra" a mente e o ajude a compreender o texto. Algo de parecido aconteceu aos dois de Emaús: também eles, enquanto estavam tristes na própria aldeia, precisaram da ajuda de um forasteiro para perceberem as Escrituras. Todos precisamos de alguém que fique ao nosso lado e que nos faça compreender o Evangelho. É verdade, cada um de nós deve apanhar no carro da própria vida alguém que o acompanhe, que o ajude na compreensão das Escrituras, isto é, que o ajude a entender como é que a Palavra de Deus se aplica à sua vida de todos os dias. Ninguém é auto-suficiente na fé. O etíope aceitou a ajuda de Filipe e escutou-o ao longo de toda a viagem. A um certo momento, o etíope mandou parar o carro e pediu para ser baptizado. Tinha entendido o trecho que estava a ler, mas não de maneira abstracta. A compreensão foi profunda, isto é, que o profeta falava também por ele. Foi por isso que quis ser "baptizado", para o que estava escrito se realizasse também por ele. Se soubermos parar o carro da nossa vida e deixarmos que nos ajudem a "entrar" nas páginas evangélicas, sentiremos também nós a força para retomar com maior vigor e com maior clareza o nosso caminho. Por isso, devemos deixar-nos guiar todos os dias pela Palavra de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO