ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória do profeta Isaías. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 9 de Maio

Memória do profeta Isaías.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 19,1-8

Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, depois de atravessar as regiões do interior, chegou a Éfeso. Encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: «Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?» Responderam: «Mas nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo.» E indagou: «Então, que baptismo recebestes?» Responderam eles: «O baptismo de João.» «João - disse Paulo - ministrou apenas um baptismo de penitência e dizia ao povo que acreditasse naquele que ia chegar depois dele, isto é, Jesus.» Quando isto ouviram, baptizaram-se em nome do Senhor Jesus. E, tendo-lhes Paulo imposto as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar línguas e a profetizar. Eram, ao todo, uns doze homens. Paulo foi, em seguida, à sinagoga, onde, durante três meses, falou desassombradamente e argumentava de forma a persuadir os seus ouvintes sobre o que dizia respeito ao Reino de Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo desceu da Galácia e da Frígia, chegando a Éfeso. É uma cidade rica e cheia de gente, capital da província da Ásia e encontrava-se na encruzilhada das principais rotas marítimas e terrestres entre o Oriente e o Ocidente. Aqui, o apóstolo estabelece-se durante três meses, tornando-a no centro da sua missão. Na verdade, parte de Éfeso para fundar comunidades cristãs noutras cidades como Colossos, Laodiceia, Hierápolis. E de Éfeso escreve várias cartas às suas comunidades, como a que escreve aos Coríntios. Mal chega à cidade, Paulo encontra alguns discípulos de João Baptista. Trata-se de uma dúzia de pessoas que pertencia a um grupo que fazia referência a João Baptista e que se tinha difundido na região. Provavelmente, tinham alguma afinidade com os cristãos. E Paulo compreende imediatamente a oportunidade que lhe é dada para fazer crescer a fé deles. Tinham deixado de seguir o hebraísmo e tinham acolhido a profecia de João Baptista, o precursor. E, podemos dizer, tinha chegado para eles, o momento de encontrarem aquele Mestre a quem João Baptista havia preparado o caminho. E Paulo é o enviado de Deus para ajudar aqueles discípulos de João Baptista a completarem aquele bocado de estrada que lhes faltava para receberem o baptismo no Espírito Santo. Associou-se àquele pequeno grupo de "discípulos de João", uma dúzia de pessoas. E chegou o momento do novo baptismo. É um pequeno episódio que mostra a atenção pastoral de Paulo ao colher todas as ocasiões para anunciar o Evangelho, ao estar atento à demanda, muitas vezes escondida no coração dos homens que, no entanto, aspiram a encontrarem-se com Jesus. Paulo leu o pedido deles, atendeu-o e tornou-se companheiro do caminho espiritual deles: anunciou-lhes o Evangelho até ao momento do Baptismo. E, enquanto o apóstolo lhes impõe as mãos, o Espírito Santo desce no coração daquela dúzia de crentes e transforma-os em discípulos de Jesus. O Espírito mostra imediatamente a Sua força e aqueles novos baptizados: "começaram a falar em línguas e a profetizar", anota Lucas. Paulo ensina a estar atentos à necessidade de Evangelho, de ajuda, de misericórdia que está escondida no coração de muitos. A nós, a tarefa de não deixar perder nada só para anunciarmos o Evangelho do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO