ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Recordação de São Pancrácio, mártir aos 14 anos por amor do Evangelho. Oração pelas novas gerações, para que encontrem o Evangelho e o Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 12 de Maio

Recordação de São Pancrácio, mártir aos 14 anos por amor do Evangelho. Oração pelas novas gerações, para que encontrem o Evangelho e o Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 22,30; 23,6-11

No dia seguinte, querendo averiguar com imparcialidade do que era acusado pelos judeus, fê-lo desalgemar, convocou os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio e mandou buscar Paulo, fazendo-o comparecer diante deles.

Sabendo que havia dois partidos no Sinédrio, o dos saduceus e o dos fariseus, Paulo bradou diante deles:
«Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus, e é pela nossa esperança, a ressurreição dos mortos, que estou a ser julgado.»

Estas palavras desencadearam um conflito entre fariseus e saduceus e a assembleia dividiu-se,

porque os saduceus negam a ressurreição, assim como a existência dos anjos e dos espíritos, enquanto os fariseus ensinam publicamente o contrário.

Estabeleceu-se enorme gritaria, e alguns escribas do partido dos fariseus ergueram-se e começaram a protestar com energia, dizendo: «Não encontramos nada de mau neste homem. E se um espírito lhe tivesse falado ou mesmo um anjo?»

A discussão redobrou de violência, a tal ponto que o tribuno, receando que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a tropa para o arrancar das mãos deles e reconduzi-lo à fortaleza.

Na noite seguinte, o Senhor apresentou-se diante dele e disse-lhe: «Coragem! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo, libertado das correntes, é levado diante do Sinédrio para que se esclareça o motivo da sua culpa. O apóstolo, "com o olhar fixo" sobre todos e, certo da ajuda do Senhor, dirige-se aos sinedritas chamando-os "irmãos". Paulo quer demonstrar que é ele o "verdadeiro" hebreu e, portanto, que os cristãos são os verdadeiros herdeiros do judaísmo. Tenta resumir quanto já tinha referido na sua apologia (22, 1-21) realçando que viveu em perfeita "boa consciência" diante de Deus. O sumo-sacerdote considera descarada esta resposta e ordena que lhe batam na boca repetindo, deste modo, quase que literalmente, a cena do processo a Jesus. Paulo, que conhece perfeitamente as diferenças existentes entre os saduceus e os fariseus, com uma hábil mossa dialéctica, põe uns contra os outros, fariseus e saduceus, prospectando a sua fé na ressurreição dos mortos. Esta sua argumentação suscita um tamanho alvoroço entre os vários grupos que alguém exclama a favor do apóstolo o mesmo que foi dito também a Jesus: "Não encontramos nenhum mal neste homem". Vendo que o conflito crescia cada vez mais, o tribuno receando que Paulo fosse linchado, manda-o levar de novo para a cela. Durante a noite, Paulo sente o Senhor aproximar-se e anuncia-lhe a missão de pregar o Evangelho até Roma: "Tem confiança. Assim como deste testemunho de Mim em Jerusalém, é preciso que também dês testemunho em Roma". O "caminho" de Paulo já está claramente traçado: "deves" – diz-lhe Jesus – pregar o Evangelho em Roma. A cena deixa os judeus a discutirem entre si, prisioneiros de si mesmos e das suas disputas, enquanto que o apóstolo recebe do Senhor a indicação de ir mais além: de Jerusalém a Roma. É uma indicação preciosa para quem corre o risco de se consumir nas disputas internas e perde de vista a obediência à Palavra sempre nova do Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO