ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 22 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

II Reis 22,8-13; 23,1-3

O Sumo Sacerdote Hilquias disse ao escriba Chafan: «Encontrei no templo do Senhor o Livro da Lei.» Hilquias entregou este livro ao escriba Chafan, o qual, depois de o ler, foi ter com o rei e prestou-lhe contas da missão que lhe fora confiada: «Teus servos juntaram o dinheiro que se encontrava na casa do Senhor e entregaram-no aos encarregados do templo do Senhor.» E acrescentou:
«O Sumo Sacerdote Hilquias entregou-me um livro.» E leu-o na presença do rei.

Ao ouvir as palavras do Livro da Lei do Senhor, o rei rasgou as suas vestes e ordenou ao sacerdote Hilquias, a Aicam, filho de Chafan, a Acbor, filho de Miqueias, ao escriba Chafan e ao seu oficial Asaías: «Ide e consultai o Senhor acerca de mim, do povo e de todo o Judá, sobre o conteúdo deste livro, que acaba de ser descoberto. A cólera do Senhor deve ser grande contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática o que nele se nos prescreve.» O rei mandou vir à sua presença todos os anciãos de Judá e de Jerusalém, e subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, sacerdotes, profetas e todo o povo, pequenos e grandes. Leu, então, diante de todos, as palavras do Livro da Aliança, descoberto no templo do Senhor. Pondo-se de pé sobre o estrado, o rei renovou a aliança na presença do Senhor, comprometendo-se a seguir o Senhor, a observar os seus mandamentos, as suas instruções e os seus preceitos, com todo o seu coração e com toda a sua alma, e a cumprir todas as palavras da aliança contidas neste livro. Todo o povo concordou com esta aliança.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Até agora, o livro dos Reis narrou uma história de fracassos. Já se passaram cerca de cem anos da caída de Samaria e nenhum rei do Sul esteve à altura de David. Somente com Josias aparece, finalmente, um rei em conformidade com a lei mosaica: «nenhum dos reis anteriores se voltou para o Senhor como ele se voltou de todo o coração, de toda a alma e com toda a sua força, conforme a lei de Moisés» (23, 25). Josias imita «em tudo» o comportamento de David, «seu pai», cuidando, antes de mais, do Templo. E precisamente enquanto o rei e o escriba, juntamente com os outros, estão ocupados a cuidar do Templo, é achado "o livro da Lei". O texto dá a entender muito claramente que é à volta deste livro reencontrado que se deve reconstruir toda a história de Israel. O livro achado é lido duas vezes, primeiro por Safã e, depois, perante o rei. O texto faz notar um crescendo de compreensão do conteúdo do livro, como que a querer realçar que não basta lê-lo uma só vez. A compreensão do texto aumenta lendo-o. É o que acontece no momento da leitura diante do rei. O texto refere: "Ao tomar conhecimento do conteúdo do livro da Lei, o rei rasgou as vestes". Aquelas palavras iluminaram a mente de Josias na compreensão da história de Israel. O rei compreendeu que o afastamento da aliança com Deus estava na origem do empobrecimento e das derrotas. E disse: "a ira do Senhor deve ser grande contra nós, porque os nossos antepassados não obedeceram às palavras deste livro, e não praticaram tudo o que nele está escrito". Não é por acaso que o livro de Josué iniciava com a advertência: "que o livro desta Lei esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite" (Js 1, 8). Josias compreendeu que o futuro dele e do seu povo seria outro, só se o fundamentassem na aliança com o Senhor como requerido pelo "livro" achado. Assim, convocou uma assembleia do povo "adultos e crianças", à volta da Lei de Deus reencontrada. Agora, deveria ser acolhida de novo na mente e no coração de todo o povo. E ele mesmo – assim sugere o texto - "leu-lhes as palavras do Livro da Aliança". Terminada a leitura, Josias concluiu novamente a aliança com o Senhor, comprometendo-se "a obedecer aos seus mandamentos, testemunhos e estatutos, com todo o coração e com toda a alma". O texto termina notando que "todo o povo aderiu à aliança".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO