ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Memória do profeta Elias que foi levado ao céu e deixou a Eliseu o seu manto. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 20 de Julho

Memória do profeta Elias que foi levado ao céu e deixou a Eliseu o seu manto.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 1,1.4-10

Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que viviam em Anatot, terra de Benjamim, A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: «Antes de te haver formado no ventre materno,
Eu já te conhecia;
antes que saísses do seio de tua mãe,
Eu te consagrei e te constituí
profeta das nações.»

E eu respondi: «Ah! Senhor Deus,
eu não sei falar, pois ainda sou um jovem.»

Mas o Senhor replicou-me:
«Não digas: 'Sou um jovem'.
Pois irás aonde Eu te enviar
e dirás tudo o que Eu te mandar.

Não terás medo diante deles
pois Eu estou contigo para te livrar» - oráculo do Senhor.

Em seguida, o Senhor estendeu a sua mão, tocou-me nos lábios e disse-me: «Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;

a partir de hoje, dou-te poder sobre os povos e sobre os reinos, para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Deus chamou Jeremias para ser profeta num momento difícil da história do Seu povo. O texto manifesta a predilecção de Deus que olha para Jeremias com amor desde o dia do seu nascimento. Não escolhe como profeta um homem já preparado: Jeremias ainda é jovem, não recebeu uma educação que o habilite a falar em público, como deve fazer o profeta. Ele sente esta sua condição particular como uma justa desculpa para se escusar. Também porque compreende o quão alta e ampla é a vocação para a qual Deus o chama introduzindo-o num horizonte para ele impensável ao ponto de o fazer tremer. Mas o Senhor, apesar de ponderar seriamente as motivações avançadas por Jeremias e o receio que emergia de todas as suas palavras, confirma a Sua decisão de o escolher como profeta. No entanto, tranquiliza-o, prometendo-lhe o Seu apoio contínuo: "Não tenhas medo deles, pois Eu estou contigo para te proteger". E, sobretudo, será o próprio Deus que lhe colocará na boca as palavras que deverá proferir. Na verdade, o que acontece a Jeremias, acontece a qualquer discípulo de Jesus chamado a proclamar o Evangelho e não a própria palavra ou as próprias ideias mas, precisamente, a Palavra do Senhor mesmo nos momentos mais difíceis, como o próprio Jesus dirá aos discípulos: "Quando vos entregarem, não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, ser-vos-á inspirado o que tiverdes de dizer: não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós" (Mt 10, 19-20). Deus transforma o nosso coração de pedra num coração de carne e a nossa boca fechada numa boca pronta para falar. Não devemos ter medo. Certo, devemos deixar-nos tocar o coração e a boca, como aconteceu com Jeremias, para poder falar com eficácia. O discípulo é chamado, antes de mais, a escutar e a obedecer de boa vontade à chamada de Deus que cuidará, Ele mesmo, de colocar na nossa boca a Sua Palavra. E Ela será eficaz. É decisiva a fé no Evangelho e na Sua força de transformação: "hoje estabeleço-te sobre as nações e reinos, para demolires e destruíres, para construíres e plantares". É a força do Evangelho acolhido e anunciado com fé: transforma a história dos homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO