ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Recordação de Nunzia, deficiente mental que faleceu em Nápoles e de todos os deficientes mentais que adormeceram no Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 30 de Julho

Recordação de Nunzia, deficiente mental que faleceu em Nápoles e de todos os deficientes mentais que adormeceram no Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 26,11-16.24

Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e à multidão: «Este homem merece a morte porque profetizou contra esta cidade, como todos vós ouvistes.»

Jeremias, porém, respondeu aos príncipes e ao povo: «Foi o Senhor que me enviou a profetizar contra este templo e contra esta cidade os oráculos que ouvistes.

Reformai, portanto, a vossa vida e as vossas obras, ouvi a palavra do Senhor, vosso Deus, e o Senhor afastará de vós o mal com que vos ameaça. Quanto a mim, entrego-me nas vossas mãos. Fazei de mim o que quiserdes e o que melhor vos parecer. Sabei, porém, que, se me condenardes à morte, sereis responsáveis pelo sangue inocente, assim como esta cidade e os seus habitantes porque, na verdade, foi o Senhor que me enviou para vos transmitir estes oráculos.» Então, os príncipes e a multidão disseram aos sacerdotes e aos profetas: «Este homem não merece a morte! Foi em nome do Senhor, nosso Deus, que nos falou.» Quanto a Jeremias, ele gozava da protecção de Aicam, filho de Chafan, para que não fosse entregue nas mãos do povo a fim de ser condenado à morte.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O texto começa com o convite a Jeremias para ir ao Templo. O Senhor pede-lhe para dizer "a todos os cidadãos de Judá que entram no Templo para adorar o Senhor e tudo o que te mando anunciar. Sem omitires nada". E acrescenta: "Talvez se convertam da sua má conduta, e Eu Me arrependa do castigo que preparo contra eles por causa das suas más acções". Mas, depois, pede-lhe para avisar: "Se não Me obedecerdes, seguindo a Lei que vos dei, e se não obedecerdes às palavras dos meus servos, os profetas, que sem cessar vos envio, se não os escutardes, então, vou fazer deste Templo o que fiz ao santuário de Silo, e desta cidade farei um objecto de maldição para todos os povos da Terra". São palavras muito graves, as que o Senhor dirige ao profeta. E ele sabe que as deve referir a todos com fidelidade: com efeito, da escuta deles e da observância deles, depende o próprio destina da cidade. E, podemos acrescentar, também o do profeta. E o destino dos profetas também é recordado por Jesus quando disse: «Eu (o Senhor) enviar-lhes-ei profetas... eles matá-los-ão e persegui-los-ão» (Lc 11, 49). O profeta encontra-se, portanto, preso por uma vocação que não põe limites à Palavra divina. E a sua própria liberdade identifica-se com a coragem de anunciar o que o Senhor lhe ordenou para dizer. O profeta – e todo o crente é chamado a sê-lo – não fala calculando antes de mais, se põe ou não em perigo a própria vida. Ele, como filho e amigo da Palavra que lhe foi confiada, anuncia-a a seu tempo e fora do tempo, como dirá o apóstolo. Com efeito, está ligado à sua missão; não pode renunciar à chamada que recebeu. E Jeremias prova imediatamente a amargura de não ser escutado. Escreve o texto: "Depois de Jeremias ter acabado de dizer tudo o que o Senhor lhe ordenara dizer ao povo, os sacerdotes e os profetas prenderam-no". É o que acontecerá também a Jesus, que foi preso por aqueles que não O quiseram reconhecer como o Messias, o Ungido do Senhor. Nem Jeremias, nem Jesus falaram por si mesmos e nem pensaram à própria incolumidade. Os dois falaram em nome de Deus e dirigiram-se ao coração das pessoas. Houve, no entanto, pessoas que acolheram as palavras de Jeremias e perceberam que eram para o bem de todos. A sabedoria deles levou-os a oporem-se às decisões dos chefes do Templo que estavam preocupados apenas em manterem a instituição que representavam e controlavam. E Jeremias escapou à morte. Algumas pessoas que tinham acolhido a sua palavra e afastaram-se da própria "má conduta" (v. 3) salvaram-no. E a Palavra do Senhor não se dispersou entre os interesses inconfessáveis dos responsáveis do Templo. O mundo salva-se quando há pessoas justas e verdadeiras que reconhecem a voz de Deus e procuram fazê-l’A prevalecer sobre a confusão e a mentira.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO