ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XVIII do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 31 de Julho

Homilia

Ao longo destes domingos, que viram muitos de nós sair das cidades para as férias, o Evangelho de Lucas, tem-nos levado, semanalmente, para uma outra viagem, a de Jesus. Com Ele, atravessámos cidades e aldeias, vimos o elogio do centurião pagão que com paixão reza pela cura do seu empregado (não se trata do filho ou de um familiar, mas – e aqui é que está a surpresa consoladora – de um empregado!); logo depois, manifestou-se a compaixão de Jesus pela viúva que acompanhava ao cemitério o seu único filho e que o restitui vivo. E, a seguir, o elogio do amor daquela prostituta muito conhecida que não pára de beijar e de perfumar os pés de Jesus, para grande escândalo de todos.
Chega, portanto, o momento em que Jesus confia aos Seus amigos que será morto, mas que ressuscitará. É o horizonte final já presente no início da Sua viagem para Jerusalém. Um horizonte marcado pelo drama: mas Jesus não foge. Pelo contrário, ouvimos o evangelista dizer que "se dirigiu decididamente" para a Cidade Santa. É o caminho indicado a todos os discípulos: um caminho não só de paz, mas também de luta, um caminho onde derrotar a solidão, onde socorrer quem é deixado meio morto ao longo da estrada, onde parar, como Maria, a irmã de Marta e de Lázaro, aos pés de Jesus. Mas Ele aceita-nos como Seus filhos ao ponto de alterar a tradição de piedade hebraica, deixando-nos chamar Deus com o nome de Pai. É bom rever, se bem que brevemente, os trechos evangélicos propostos nestes últimos domingos: recordar significa amar e compreender a sabedoria que há em seguir Jesus. O Evangelho deste décimo oitavo domingo introduz-nos a fundo num dos nós da vida quotidiana. Inicia com o pedido de dois irmãos que solicitam Jesus para intervir numa questão de herança. Com efeito, quantos parentes, perante o testamento, desconfiam um do outro e estão dispostos a prevaricar os direitos dos outros para açambarcarem a melhor parte! Jesus recusa-Se a intervir a esse nível. Ele não é mestre de partilhas. Ele intervém nos corações, não nas heranças. Para aqueles dois irmãos o verdadeiro problema não estava nas coisas, mas residia nos próprios corações cheios de cobiça. Jesus, dirigindo-se a todos, diz: "eliminai toda a espécie de ganância, porque, mesmo se alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende dos seus bens". Como que a querer dizer que a tranquilidade não depende dos bens, ainda que consistentes. Jesus não quer desprezar os bens da terra; pois sabe bem quanto são úteis.
Mas quem busca a felicidade só neles, engana-se redondamente; investe falsamente. A parábola que segue é exemplificativa. O protagonista é um rico proprietário a quem os negócios corriam bem. Até tem de construir outras estruturas para armazenar a abundante colheita. O problema não está na produção de riqueza, é claro, mas no comportamento do proprietário. Para ele a acumulação dos bens para si - e, ao máximo para a sua família - equivale à tranquilidade e à felicidade. Mas há uma ligeireza nos seus cálculos; fez todas as contas, mas esqueceu-se do mais importante, a hora da morte. Pensou nos seus dias mas não no último. E todos sabemos bem que, com a morte, não levamos nada connosco, a não ser o amor e o bem que fizemos. Diz o apóstolo Paulo na Carta aos Colossenses: "Pensai nas coisas do Alto, e não nas coisas da Terra" (3, 2). As coisas do Alto não são coisas abstractas, mas são o amor e as coisas boas que fazemos cá na Terra. Estas são as verdadeiras riquezas que nunca serão consumidas nem tocadas. Os bens da Terra podem ser úteis para o Céu se forem submetidos ao amor e à compaixão. Se os nossos bens estão à disposição dos pobres e dos fracos, eles tornar-se-ão riqueza verdadeira para o Céu. Podemos dizer que dar os bens aos pobres significa pô-los no banco com o máximo dos juros. Quem acumula, não para si mas para os outros, enriquece-se perante Deus, assegura Jesus. No nosso mundo, onde acumular para si parece ser a única verdadeira regra de vida, este Evangelho parece um escândalo. Na verdade é a via mais sábia para superar divisões e recontros e para construir uma vida mais solidária e mais feliz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO