ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 20 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 43,1-7

Conduziu-me ao pórtico, ao pórtico que dá para oriente. E eis que a glória do Deus de Israel chegava do lado do oriente. Um ruído a acompanhava, semelhante ao ruído de grandes águas, e a terra resplandecia com a sua glória. Esta visão recordava-me a que eu tinha tido, quando viera para destruir a cidade, e também o que eu tinha visto junto ao rio Cabar. Então, caí com o rosto por terra. A glória do Senhor entrou no templo pelo pórtico que dá para Oriente. O espírito conduziu-me e levou-me para o átrio interior. E eis que a glória do Senhor enchia o templo. Eu ouvi que alguém me falava, no templo; e o homem estava de pé junto a mim. E disse-me: «Filho de homem, aqui é o lugar do meu trono, o lugar onde coloco a planta dos meus pés, a minha residência definitiva entre os filhos de Israel, para sempre. A casa de Israel e os seus reis não profanarão mais o meu santo nome com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis,

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O livro de Ezequiel tinha começado com a grande visão da Glória de Deus: Deus manifestava-Se aos homens em todo o Seu esplendor. Estamos a pensar na visão que os discípulos tiveram no monte Tabor quando Jesus Se transfigurou diante deles aparecendo em todo o Seu esplendor. Com efeito, Jesus é a manifestação plena da Glória de Deus, aquilo que nós podemos contemplar d’Ele e do Seu amor por nós. O Evangelho de João é bastante claro nesse sentido, desde o início: "E a Palavra fez-se Homem e habitou entre nós; e nós contemplámos a sua glória, glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade" (Jo 1, 14). Mas esta presença extraordinária de Deus no mundo é obscurecida pelo pecado. É por isso que no fim do capítulo 11, o profeta Ezequiel anuncia que a glória de Deus abandona a cidade de Jerusalém e o Templo, o lugar onde se podia contemplar a glória de Deus e desfrutar da Sua presença. Agora, após a reconstrução e a purificação do Templo (capítulos 40-42), o Senhor entra de novo nele, a Sua glória apodera-se dele, Ele está de novo entre o Seu povo que pode desfrutar da Sua presença. Como Ezequiel, também nós não podemos senão cair com o rosto por terra perante a presença extraordinária do Senhor. Nenhum de nós pode reivindicar justiça e bondade perante a graça de um Deus que Se digna vir habitar no meio de nós, apesar do pecado e da mesquinhez da nossa vida. Aqui, só homens e mulheres humildes e pobres é que podem desfrutar desta presença. Os soberbos e aqueles que confiam apenas neles mesmos e na riqueza deles ou no poder, nunca se prostrarão diante desta presença. Permanecerão de pé, mas no vazio. Os crentes contemplam a glória de Deus que se manifesta na Sua Palavra, na beleza da Liturgia, na dádiva da Eucaristia. Mas também há uma outra manifestação da glória de Deus: nas chagas do crucificado que encontramos na dor dos pobres do mundo. Oremos ao Senhor para não contribuirmos a afastar de nós e do mundo a Sua presença tão linda e de que não nos podemos privar senão fechando-nos em nós mesmos no egoísmo e no orgulho. Ele manifesta-Se sempre a nós e abrimos os olhos e o coração para O acolhermos e alegrarmo-nos da Sua glória.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO