ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 6 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 6,1-11

Quando algum de vós entra em litígio com outro, como é que se atreve a submetê-lo ao juízo dos injustos e não ao dos santos? Ou não sabeis que os santos é que hão-de julgar o mundo? E, se é por vós que o mundo há-de ser julgado, sereis indignos de julgar questões menores? Não sabeis que havemos de julgar os anjos? Quanto mais, as pequenas coisas da vida! Quando, pois, tendes questões menores, porque escolheis como juízes aqueles que a Igreja menospreza? Digo isto para vossa vergonha. Não haverá, entre vós, ninguém suficientemente sábio para poder julgar entre irmãos? No entanto, um irmão processa o seu irmão, e isto diante dos não crentes! Ora, a existência de questões entre vós é já um sinal de inferioridade. Porque não preferis, antes, sofrer uma injustiça? Porque não preferis ser prejudicados? Mas, pelo contrário, sois vós que cometeis injustiças e causais danos, e isto contra os próprios irmãos! Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos iludais: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os pedófilos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os beberrões, nem os caluniadores, nem os salteadores herdarão o Reino de Deus. E alguns de vós eram assim. Mas vós cuidastes de vos purificar; fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo quer corrigir um outro abuso que vê na comunidade de Corinto. Ele tem um conceito tão elevado da comunidade cristã que se maravilha que quando há uma questão por motivos de interesse com outros cristãos, em vez de recorrerem aos "santos", isto é, aos cristãos, os cristãos de Corinto recorrem aos tribunais pagãos. Isso manifesta uma inadmissível submissão da comunidade ao mundo. O apóstolo não pretende subtrair os crentes à justiça civil ou declarar que os tribunais civis são incompetentes ou injustos. Ele considera errado que os cristãos peçam justiça aos tribunais pagãos. O apóstolo argumenta que já é grave que haja dissídios entre os crentes: "Só o facto de existirem questões entre vós já mostra que falhastes completamente!". E se, de qualquer modo, surgirem, deverão ser enfrentados no espírito da fraternidade da família de Deus, com a ajuda de quem é mais sábio na comunidade cristã. E não nos podemos esquecer daquilo que o apóstolo disse noutra ocasião: "O Sol não se ponha sobre a vossa ira". Todos precisamos de renascer todos os dias, de pedir perdão todos os dias, de dar a paz todos os dias, de pedir a Deus a ajuda para realizarmos a Sua vontade todos os dias. O apóstolo recorda a tristeza em que viviam os cristãos de Corinto antes de entrarem na comunidade. No entanto, por obra do Senhor "fostes lavados, santificados e reabilitados". Já não se pode viver com os mesmos critérios e os mesmos costumes do mundo de onde fomos libertados para entrar na salvação. Significaria renegar a novidade da vida que tão generosa e gratuitamente foi dada.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO