ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Para os muçulmanos é a Festa do sacrifício (Aid al-Adha). Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 12 de Setembro

Para os muçulmanos é a Festa do sacrifício (Aid al-Adha).


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 11,17-26.33

Feitas estas advertências, não posso louvar-vos: reunis-vos, não para vosso proveito, mas para vosso dano. Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, há divisões entre vós, e em parte eu acredito. É mesmo necessário que haja divisões entre vós, para que se tornem conhecidos aqueles que de entre vós resistem a esta provação. Quando, pois, vos reunis, não é a ceia do Senhor que comeis, pois cada um se apressa a tomar a sua própria ceia; e enquanto um passa fome, outro fica embriagado. Porventura não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei-de louvar-vos? Nisto, não vos louvo. Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha. Por isso, meus irmãos, quando vos reunirdes para comer, esperai uns pelos outros.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A Ceia do Senhor é sinal de unidade. O apóstolo, depois de ter falado sobre a centralidade da Eucaristia na vida da comunidade, enfrenta a ordem a respeitar nas ceias eucarísticas. Também no trecho anterior (onde se tratava do vestuário das mulheres) Paulo referia-se à assembleia litúrgica que representa o momento central da vida da comunidade cristã. Na verdade, a Eucaristia é a fonte da nova vida e dos novos comportamentos dos crentes: é a fonte e o ápice da vida cristã, como dirá, vinte séculos depois, o Concílio Vaticano II. No tempo de Paulo, a Eucaristia era celebrada no fim de uma ceia comum que reunia toda a comunidade. Pois bem, às vezes acontecia que alguns ficavam com a própria comida sem terem em conta os mais pobres, mostrando assim distância e desinteresse, em vez de comunhão e amor. Com o comportamento deles, traíam directamente o sacramento da unidade. O apóstolo sabe bem que nem tudo deve ser acolhido na comunidade e que, às vezes, é bom que haja cortes e correcções: "é preciso mesmo que haja divisões entre vós, a fim de que se veja quem dentre vós resiste a essa prova" (v. 19). Mas quando se está à volta do único pão, a comunidade deve ser "um só coração e uma só alma" (Act 4, 32). Por isso, perante o egoísmo que se manifestava na ceia do Senhor, Paulo não hesita em defini-lo um sacrilégio. E narra a instituição da Eucaristia, para defender a primazia da comunhão na comunidade. Ele recebeu-A e, por sua vez, transmite-A. É o tesouro mais precioso da Igreja. É evidente para o apóstolo que a fraternidade na comunidade está estritamente ligada à celebração da Eucaristia, memorial de Cristo. Enquanto se celebra a comunhão com Cristo, não podemos renegá-la com um comportamento egoísta e de desprezo pelo próximo. O corpo "partido" e o vinho "vertido" pelos outros, mostram qual deve ser o espírito com que se deve participar na celebração eucarística. Também aos discípulos é pedido para viverem não para si mesmos, mas para os outros. E, em particular, na celebração da Eucaristia.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO