ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 17 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

I Coríntios 15,35-37.42-49

Mas dir-se-á: Como ressuscitam os mortos? Com que corpo regressam? Insensato! O que semeias não volta à vida, se primeiro não morrer. E o que semeias não é o corpo que há-de vir, mas um simples grão, por exemplo, de trigo ou de qualquer outra espécie. Assim também acontece com a ressurreição dos mortos: semeado corruptível, o corpo é ressuscitado incorruptível; semeado na desonra, é ressuscitado na glória; semeado na fraqueza, é ressuscitado cheio de força; semeado corpo terreno, é ressuscitado corpo espiritual. Se há um corpo terreno, também há um corpo espiritual. Assim está escrito: o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão, um espírito que vivifica. Mas o primeiro não foi o espiritual, mas o terreno; o espiritual vem depois. O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo vem do céu. Tal como era o terrestre, assim são também os terrestres; tal como era o celeste, assim são também os celestes. E assim como trouxemos a imagem do homem da terra, assim levaremos também a imagem do homem celeste.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Para responder à pergunta sobre as modalidades da ressurreição da carne, o apóstolo recorre ao exemplo da semente (o corpo terreno) que depois de morta se torna numa planta (o corpo que ressuscitou). É uma imagem para afirmar que no dia da ressurreição seremos não só os mesmos mas também diferentes, teremos pois, a nossa "carne" mas estaremos revestidos de incorruptibilidade. Podemos dizer que a ressurreição é o fim de um processo que dura toda a vida. Nenhum de nós consegue imaginar um corpo ressuscitado. No entanto, podemos ter alguma ideia através dos contos evangélicos que narram os dias de Jesus depois da Páscoa. Os Evangelhos apresentam Jesus que tinha sofrido a morte na cruz – ainda tem as marcas dos pregos nas mãos, nos pés e no lado – mas, no entanto, é diferente: os dois de Emaús não O reconhecem, assim como Maria e os outros discípulos. O reconhecimento de Jesus ressuscitado é marcado apenas pela fé. Isto é, só se formos homens "espirituais" é que poderemos reconhecer um corpo espiritual. Paulo sugere que a ressurreição – seja para a compreender, seja para a acolher - requer um caminho interior, uma transformação do coração e da mente, assim como do corpo, ou seja, do nosso comportamento. Trata-se, de facto, de inocular em nós as "sementes de imortalidade". E isso ocorre escutando o Evangelho, participando na Sagrada Liturgia, vivendo a fraternidade e praticando o amor. É assim que cresce em nós aquela semente de imortalidade que nos foi doada no dia do nosso Baptizado, uma semente que deve ser guardada, protegida e cultivada todos os dias. Neste sentido, toda a nossa vida é uma luta entre o mal que nos puxa para baixo e a graça do Senhor que nos quer elevar para o Céu. E se a morte encontra a sua causa no pecado e no orgulho que estão no nosso coração, a ressurreição inicia quando ligamos a nossa vida a Cristo. O aguilhão da morte, afirma Paulo, é derrotado quando nos ligamos a Jesus. Trata-se, obviamente, de uma relação viva, feita de obediência ao Evangelho, de empenho no amor, de luta contra o próprio egocentrismo. Mas o apóstolo acrescenta: "saibam que a vossa fadiga não é inútil no Senhor".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO