ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de Zacarias e de Isabel que, na velhice, concebeu João Baptista. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 5 de Novembro

Memória de Zacarias e de Isabel que, na velhice, concebeu João Baptista.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Filipenses 4,10-19

É grande a alegria que sinto no Senhor por, finalmente, terdes feito com que desabrochasse o vosso amor por mim. É que tínheis o interesse, mas faltava a oportunidade. Não falo assim por me sentir carecido. Pois, no meu caso, aprendi a ser autónomo nas situações em que me encontre. Sei passar por privações, sei viver na abundância. Em toda e qualquer situação, estou preparado para me saciar e passar fome, para viver na abundância e sofrer carências. De tudo sou capaz naquele que me dá força. Entretanto, fizestes bem em tomar parte na minha tribulação. Vós bem o sabeis, filipenses: no início da pregação do Evangelho, quando saí da Macedónia, nenhuma outra igreja esteve em comunhão comigo na permuta de dar e receber, a não ser apenas vós: em Tessalónica e por duas vezes me enviastes socorro para as minhas necessidades. Não é que eu esteja à procura de donativos; o que procuro, sim, é que aumente o produto, que está registado na vossa conta. Sim, tudo recebi em abundância. Estou plenamente fornecido, depois de receber de Epafrodito o que veio da vossa parte: um odor perfumado, um sacrifício que Deus aceita e lhe é agradável. E o meu Deus
há-de compensar-vos plenamente em todas as necessidades, segundo a sua riqueza, na glória que se tem em Cristo Jesus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo fala com afecto à comunidade de Filipos. O seu amor não é indiferente às escolhas que os irmãos realizam. Prova grande alegria no Senhor porque eles fizeram florescer os sentimentos para com ele. A vida comum e a amizade entre os irmãos nunca são tépidas. E nunca poderemos transformar a fraternidade naquilo que o Papa Francisco chama de condomínio sem paixão, com apenas algo em comum mas substancialmente com a própria vida pessoal de um outro lado. O nosso coração não está dividido e as nossas escolhas são sempre pessoais e reflectem-se em toda a nossa vida. O apóstolo não procura considerações para si. Reivindica que nem poderia pedir nada, mas que o faz precisamente para arrancar os discípulos da tentação de não cuidarem do próximo, de permanecerem espectadores, distantes. "Tudo posso n’Aquele que me fortalece". Esta é a convicção do apóstolo que nos ajuda a descobrir que tudo podemos se estivermos cheios do amor de Jesus. "Sem Mim não podeis fazer nada" disse Jesus aos Seus. O que significa também que, com Ele, tudo podemos, precisamente porque não confiamos nas nossas míseras forças mas naquela extraordinária do Seu Espírito. Devemos aprender sempre a "tomar parte na aflição" do próximo, a partilhar as dificuldades e não deixar faltar o apoio concreto nos momentos difíceis. Paulo sente-se reforçado por isso, não só pelas concretas necessidades materiais, que nunca devemos minimizar, mas sobretudo, pelo significado que essa ajuda representa. E quem dá com misericórdia encontra misericórdia, isto é, aquela riqueza com magnificência em Jesus Cristo que significa uma vida cheia de alegria doada que nunca está perdida, pois é a única que permanece.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO