ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 8 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Tito 2,1-8.11-14

Tu, porém, ensina o que é conforme à sã doutrina. Os anciãos sejam sóbrios, dignos, prudentes, firmes na fé, na caridade e na paciência. Do mesmo modo, as anciãs tenham um comportamento reverente, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras de virtude, a fim de ensinarem as jovens a amar os maridos e os filhos, a serem prudentes, castas, boas donas de casa e dóceis aos maridos, de modo que a palavra de Deus não seja difamada. Exorta igualmente os jovens a serem moderados, apresentando-te em tudo a ti próprio como exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de dignidade, de palavra sã e irrepreensível, para que os adversários fiquem confundidos, por não terem nada de mal a dizer de nós. Com efeito,
manifestou-se a graça de Deus, portadora de salvação para todos os homens,

para nos ensinar a renúncia à impiedade e aos desejos mundanos, a fim de vivermos no século presente com sobriedade, justiça e piedade,

aguardando a bem-aventurada esperança e a gloriosa manifestação do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ele entregou-se por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade e de purificar e constituir um povo de sua exclusiva posse e zeloso na prática do bem.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo exorta Tito a pregar conforme a "sã doutrina" à qual deve ser fiel, transmitindo-a sem tirar, nem acrescentar nada. Não se trata de uma teoria abstracta, mas de uma fonte viva que gera novos comportamentos. Todo o crente é chamado a traduzir na sua vida quotidiana o que aprendeu. O apóstolo cita, antes de mais, os idosos: neles, deve resplandecer a fé, o amor e a paciência. As mulheres idosas são exortadas a manifestarem através do próprio comportamento, a fé de discípulas maduras. Por isso, devem dominar a língua e evitar qualquer tipo de maledicência. E exorta-as a sentirem a responsabilidade de serem, com a própria vida, exemplo para as jovens esposas. Estas últimas - escreve Paulo - devem ser esposas e mães exemplares: que o amor ao marido e aos filhos seja uma escolha decisiva da vida. Estas qualidades, que não são exclusivamente cristãs são, no entanto, enriquecidas e fortalecidas pela fé. Uma mulher cristã que vive o Evangelho, nunca dará ocasião para desprezar a doutrina de Cristo e nem dará ao marido pagão o pretexto para julgar negativamente o cristianismo. Ou melhor, o apóstolo afirma que o comportamento evangélico delas será uma ocasião propícia porque "se alguns são rebeldes à Palavra, a conduta das suas mulheres poderá ganhá-los sem palavras" (1Pt 3, 1). A exortação aos jovens é breve: deles, Paulo exige sabedoria e autodisciplina. Na verdade, qualquer membro da comunidade deve agir exemplarmente para que resplenda nele o Evangelho. Por isso, o apóstolo dirige-se directamente a Tito realçando que o seu exemplo é mais eficaz do que qualquer palavra: a vida e a pregação devem ser tão luminosas, que todos os inimigos, - tanto dentro da comunidade como fora - devem ficar calados. Paulo, querendo evidenciar a força que torna os cristãos exemplares, esboça um canto à misericórdia de Deus que se manifestou em Jesus Cristo. Esta misericórdia leva os cristãos a uma ruptura radical com a impiedade e com os instintos egocêntricos. Os discípulos de Jesus, livres do pecado, santificados e unidos em Cristo, como Seu povo, são chamados a manifestar, com as coisas boas e com a misericórdia deles, essa alta vocação e essa grande dignidade. É o mistério que Tito deve proclamar a todos e com firmeza. Se calhar ainda é jovem (cf. 2, 7), como Timóteo (cf. 1Tm 4, 12). Mas Tito recorda certamente as palavras de Jesus: "Quem vos ouve, a Mim ouve, e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou" (Lc 10, l6).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO