ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 16 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Apocalipse 4,1-11

Depois disto, tive outra visão: havia uma porta aberta no céu e a voz que eu ouvira ao princípio, como se fosse de trombeta, falava comigo, dizendo: «Sobe aqui e vou mostrar-te o que deve acontecer depois disto.» Imediatamente, fui arrebatado em espírito: vi um trono no céu e sobre o trono havia alguém sentado. O que estava sentado era, no aspecto, semelhante à pedra de jaspe e de sardónica e uma auréola, de aspecto semelhante à esmeralda, rodeava o trono. Formando um círculo à volta do trono, vi que havia vinte e quatro tronos e sobre eles estavam sentados vinte e quatro anciãos vestidos de branco e com coroas de ouro na cabeça. Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões; sete lâmpadas de fogo ardiam diante do trono de Deus, as quais são os sete espíritos de Deus. Diante do trono havia também uma espécie de mar de vidro, transparente como cristal. No meio do trono e à volta do trono havia ainda quatro seres viventes cobertos de olhos por diante e por detrás: o primeiro vivente era semelhante a um leão; o segundo era semelhante a um touro; o terceiro tinha uma face semelhante à de um homem e o quarto era semelhante a uma águia em voo. Os quatro seres viventes tinham cada um seis asas cobertas de olhos por fora e por dentro. E não cessavam de cantar, de dia e de noite:
«Santo, santo, santo
é o Senhor Todo-Poderoso,
o que era, o que é e que há-de vir.»

E, sempre que os seres viventes dão glória, honra e acção de graças ao que está sentado no trono e que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostram-se diante do que está sentado no trono e adoram ao que vive para sempre; e, lançando as suas coroas diante do trono, aclamam: «Digno és, Senhor e nosso Deus,
de receber a glória, a honra e a força;
porque criaste todas as coisas,
por tua vontade foram criadas e existem.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

João introduz-nos na parte central do Apocalipse, numa verdadeira teofania cujo conteúdo – através de imagens retiradas do Antigo Testamento – se refere à revelação do projecto de Deus na História. A vida dos homens e dos povos, apesar de ser muitas vezes atormentada e dramática, não está à mercê de um cego destino. Pelo contrário, está nas mãos fortes e misericordiosas de Deus, colocado no centro da visão e dos eventos humanos. O trono de Deus está circundado por vinte e quatro Anciãos. Neles podemos ver representados, como um todo, as doze tribos de Israel e os doze apóstolos, como que a indicar a totalidade do povo de Deus que chegou à Jerusalém do Céu. A seguir, João vê "no meio do trono e ao redor", quatro "Seres vivos" que cantam juntos um hino litúrgico dedicado ao Senhor da Criação e da História (vv. 8-11) que inicia com o "triságio", o três vezes "Santo" elevado Àquele que está sentado no trono, retirado do conto da vocação de Isaías (6, 3). É a Liturgia do Céu que reflecte aquela que as comunidades dos crentes celebram todos os domingos na Terra, à espera do Domingo eterno quando estivermos diante de Deus face a face. Os quatro Seres vivos, pelas imagens com que são representados, induzem a pensar nos sinais do Zodíaco, mas a tradição da Igreja, a começar por Ireneu de Lião, fez deles os símbolos dos quatro evangelistas. Com efeito, aqueles "olhos" de que "são dotados" podem ser equiparados à luz do Evangelho que ilumina o nosso coração para que possamos compreender o mistério do amor de Deus que age na história dos homens. Com os olhos iluminados pelos quatro Evangelhos podemo-nos sentir – desde já, enquanto somos peregrinos na Terra - próximos do trono do Céu e unirmo-nos ao cântico de todos os que desejam "ver" o rosto de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO