ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação da dedicação das Basílicas romanas de São Pedro no Vaticano e de São Paulo extra-muros. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 18 de Novembro

Recordação da dedicação das Basílicas romanas de São Pedro no Vaticano e de São Paulo extra-muros.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Apocalipse 10,8-11

Depois, a voz do céu, que eu tinha ouvido antes, falou-me de novo: «Vai, toma o livro aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e sobre a terra.» Aproximei-me do anjo e pedi-lhe para me entregar o livrinho. Ele disse-me: «Toma e come-o. Ele vai amargar-te nas entranhas, mas, na tua boca, será doce como mel.» Tomei o livrinho das mãos do anjo e comi-o: na minha boca era doce como mel; mas, depois de o comer, as minhas entranhas encheram-se de amargura. Depois, disseram-me: «É necessário que continues a profetizar contra muitos povos, nações, línguas e reinos.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Estamos na cena central do Apocalipse. Enquanto João vê o Anjo (o Messias) com o "livrinho" nas mãos, ouve uma voz que lhe ordena para o ir apanhar. Realiza o mesmo movimento do Anjo ao tomar o livro das mãos d’Aquele que estava sentado no trono (Ap 5, 7). Mas, enquanto que o Anjo tinha agido por si, mostrando o Seu pleno poder, João deve esperar pela ordem: "Vai, toma o livrinho!" Precisamos sempre de um Anjo para nos dizer o que fazer e como fazer. Todos nós precisamos de ser exortados para "tomar o livrinho". A salvação não nasce de nós, dos nossos compromissos, dos nossos esforços, mas da escuta do Evangelho. E para facilitar a escuta, temos a Igreja, temos um irmão, uma irmã que nos ajudam a compreender o sentido profundo daquilo que está escrito. Com efeito, não podemos ler sozinhos a Palavra de Deus, desligados da comunidade dos crentes. Assim como ninguém se pode auto-baptizar (ninguém se pode fazer cristão sozinho), também ninguém pode escutar a Palavra de Deus fora da Igreja. E é sempre preciso escutar o Anjo e escutá-l’O novamente. João é exortado ainda: "Toma e come-o!". O Evangelho deve ser escutado, frequentado, investigado, memorizado, lido e relido, visto e revisto, tal como fazemos com o nosso tesouro mais precioso. Podemos dizer – retomando a imagem utilizada por João – que não deve ser apenas ingerido, mas também digerido. Daquele pequeno livro depende a nossa salvação e a do mundo. É uma Palavra "doce como mel", precisamente porque é a "carta de amor de Deus para nós", como dizem os Antepassados. Mas também é uma Palavra "amarga" quando desce no estômago, isto é, quando entra dentro da vida. E corrige-a e orienta-a, corta e edifica, exorta e censura. Esta "amargura" é indispensável para nos afastar de qualquer egocentrismo e para nos fazer crescer até à "estatura" de Cristo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO