ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das antigas Igrejas do Oriente (sírio-ortodoxa, copta, arménia, etiópica, assíria do Malankar) e da Igreja assíria. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 20 de Janeiro

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das antigas Igrejas do Oriente (sírio-ortodoxa, copta, arménia, etiópica, assíria do Malankar) e da Igreja assíria.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Salmo 84 (85), 8.10-14

8 Senhor, mostra-nos o teu amor
  concede-nos a tua salvação.

10 A salvação está próxima dos que O temem,
  e a glória habitará na nossa Terra.

11 Amor e fidelidade encontram-se,
  a Justiça e a Paz abraçam-se.

12 A Fidelidade brotará da terra
  e a Justiça inclinar-se-á do céu.

13 O Senhor dar-nos-á a chuva
  e a nossa terra dará o seu fruto;

14 A Justiça caminhará à sua frente:
  a salvação seguirá os seus passos.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O Salmo 84, de que a liturgia nos faz cantar apenas alguns versículos, reflecte a alegria do povo de Israel no momento do regresso do exílio babilónio: “Restauraste os cativos de Jacob” (v. 2). Mas podemos aplicar estas palavras a qualquer situação de retorno a uma vida nova depois de particulares calamidades, como as guerras, a violência, as injustiças que continuam, infelizmente, a abater-se sobre a vida humana. Nos momentos difíceis, o povo de Israel jejuava, vestia-se com sacos e cobria a cabeça com cinzas, na certeza de que o Senhor perdoaria o pecado: “Perdoaste a culpa do teu povo, encobriste todo o seu pecado” (v. 3). Todos se reuniam para invocar o Senhor: “Restaura-nos, ó Deus, nosso salvador” (v. 5). O mal, todo o tipo de mal, abate-se sobre a vida humana sempre que nos afastamos do Senhor para seguirmos os nossos instintos egocêntricos e de violência. Devemos invocar o Senhor para que volte a reinar entre nós. Ele é fiel e justo: “Mostra-nos o teu amor, concede-nos a tua salvação!” (v. 8). O salmista dirige-se ao Senhor recordando-Lhe o que fez para com Israel. Na oração, podemos falar com Deus de todas as maneiras. Na verdade, deveremos recordar a nós mesmos a fidelidade do Senhor e as nossas inumeráveis infidelidades que são a causa dos nossos males. E, todavia, com o salmista queremos mostrar a Deus a diferença entre a Sua acção forte de um tempo e o Seu silêncio durante a angústia do exílio. Mas o crente sabe que Deus não o abandona. Basta ler as Escrituras: Deus sempre foi bom para com Israel, mesmo quando se afastava d’Ele. É na fidelidade de Deus que se fundamenta a fé de Israel. O Senhor chega a perdoar e até mesmo a esquecer o pecado do Seu povo: “Perdoaste a culpa do teu povo, encobriste todo o seu pecado”. O crente sabe que Deus, no Seu amor fiel, conduz a história em direcção da salvação e pode afirmar claramente que só n’Ele está a salvação: “Tu nosso salvador” (v. 5). Com efeito, o pecado não é outra coisa senão a tentativa de procurar a salvação fora de Deus. E a conversão consiste, portanto, em voltar a confiar em Deus. E só aqueles que “se convertem de coração” (v. 9) é que encontram a paz. O crente, recomeça, portanto, a escutar a Palavra do Senhor: “Vou escutar o que diz o Senhor” e compreende que “Deus anuncia a paz” que é a somatória dos bens de que precisamos, isto é, vida, liberdade, justiça, fraternidade. Por essa razão, o salmista imagina o novo futuro do mundo personificando as virtudes: no tempo do Senhor a fidelidade e a verdade encontram-se, a justiça e a paz abraçam-se. Esse tempo, o tempo da plenitude, iniciou com Jesus. A tradição cristã fez deste Salmo o cântico da paz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO