ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 28 de Março


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São João 5,1-3.5-16

Depois disto, havia uma festa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, há uma piscina, em hebraico chamada Betzatá. Tem cinco pórticos, e neles jaziam numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos.4 Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe: «Queres ficar são?» Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar.
Ora, aquele dia era de sábado.

Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: «É sábado e não te é permitido transportar a enxerga.» Ele respondeu-lhes: «Quem me curou é que me disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’.» Perguntaram-lhe, então: «Quem é esse homem que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’?» Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se tinha afastado da multidão ali reunida. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Vê lá: ficaste curado. Não peques mais, para que não te suceda coisa ainda pior.» O homem foi-se embora e comunicou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. E foi por isto, por Jesus realizar tais coisas em dia de sábado, que os judeus começaram a persegui-lo.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O evangelista João, que conduzirá os nossos passos nos próximos dias, leva-nos a Jerusalém, ao lado de uma piscina, chamada Betesda (“casa da misericórdia”). Era um lugar considerado sagrado e milagroso. Com efeito, reuniam-se na borda da piscina cegos, coxos e paralíticos à espera que um anjo agitasse as suas águas. Só a água não era suficiente; era necessário que o anjo a agitasse, ou seja, que a Palavra de Deus soprasse para transformar aquele lugar na verdadeira casa de misericórdia. Muitas vezes, a tradição cristã imaginou a Igreja, ou melhor, a comunidade dos crentes como uma fonte sempre aberta que acolhe todos sem nenhum tipo de distinção. São lindos alguns ícones que reproduzem Maria perto de uma fonte que dessedenta os pobres e os fracos. E João XXIII amava comparar a Igreja à fonte da aldeia onde todos se dirigiam para matar a sede. Esta piscina é um exemplo no qual todas as nossas comunidades se devem inspirar. Não é um lugar mágico, requer sempre a presença de um anjo. Havia, no entanto, um paralítico que jazia naquele lugar há trinta e oito anos; hoje seria definido como um doente “crónico” como muitas vezes se designam friamente aqueles que não têm esperança de cura. Estava ali à espera que alguém, precisamente um anjo, o ajudasse. No entanto, já tinha perdido toda e qualquer esperança. Mas, Jesus passa. Os Seus olhos cruzam-Se com os do paralítico e pergunta-lhe: “Queres ficar curado?” Era provavelmente a primeira pessoa que parava para lhe dar um pouco de esperança. Finalmente já não estava sozinho. Daqui, desta nova proximidade, renasce a esperança. O interesse de Jesus abre-lhe o coração. E confia Àquele amigo inesperado a profunda amargura de muitos anos de desilusão. Quando se está sozinho é difícil curar-se. E quantos ainda hoje são abandonados precisamente no momento em que estão mais fracos! Com Jesus, chegou o anjo que mexe no coração e nos membros daquele homem, no de qualquer homem. Jesus diz-lhe: “Levanta-te, toma a tua cama e anda”. Provavelmente, também nós deveríamos ouvir estas palavras e sairmos do nosso egoísmo para nos tornarmos “anjos” de quem precisa de ajuda e de conforto.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO