ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Em Israel é o dia da Memória da Shoah, onde se recorda o extermínio do povo hebraico por mão dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 27 de Abril

Em Israel é o dia da Memória da Shoah, onde se recorda o extermínio do povo hebraico por mão dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 3,31-36

Aquele que vem do Alto está acima de tudo. Quem é da terra à terra pertence e fala da terra. Aquele que vem do Céu está acima de tudo e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho reconhece que Deus é verdadeiro; pois aquele que Deus enviou transmite as palavras de Deus, porque dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e tudo põe na sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evangélico que acabámos de ouvir continua o discurso de Jesus a Nicodemos e, mais uma vez, volta a propor a centralidade da fé em Jesus. Nicodemos é exortado a desviar o olhar das coisas terrenas, dos seus hábitos inveterados, das suas convicções mesmo religiosas. É uma exortação que o Evangelho também nos faz a nós que muitas vezes nos adequamos a uma vida banal e preguiçosa e nos resignamos a uma vida sem um futuro de esperança para nós e para o próximo. Nas palavras a Nicodemos, a exortação é a de dirigir o nosso olhar para Jesus: Ele “vem do alto, do Céu” e “está acima de todos”. Ele é a verdadeira esperança para nós e para o mundo. Desceu do Céu para estar connosco e proclamar-nos a vida que Ele vive de maneira única com o Pai do Céu: “Ele – diz Jesus, falando na terceira pessoa – dá testemunho daquilo que viu e ouviu”. Jesus revela o próprio mistério de Deus que, doutro modo, ficaria inacessível. É o sentido da Sua própria missão. Com efeito, Jesus não veio para Se afirmar a Si mesmo ou para promover projectos pessoais que deve perseguir, como normalmente todos nós desejamos fazer para nós mesmos. Jesus desceu do Céu para anunciar aos homens “as palavras de Deus” e para doar “o Espírito sem medida”. Daqui a honra e a devoção que devemos ter pelas Sagradas Escrituras que contêm, justamente, “as palavras de Deus”. Todos os dias, somos chamados a escutá-l’As e a meditá-l’As até fazê-l’As nossas. Mas, para nós, a Bíblia não é um livro qualquer. Devemos abrir as sagradas páginas deixando-nos levar pelo “Espírito” que nos é dado “sem medida”. Escutemos as palavras das Sagradas Escrituras não com frívola curiosidade, mas deixando que cheguem até ao nosso coração e possamos, assim, mudar a nossa vida. É este o significado de “acreditar no Filho”: ter o Evangelho no coração como a Palavra da salvação. Por isso, quem A escuta e A conserva no coração “possui a vida eterna”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO