ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Recordação de Santo Irineu, bispo de Lião e mártir (+202): da Anatólia foi para a França para proclamar o Evangelho. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 28 de Junho

Recordação de Santo Irineu, bispo de Lião e mártir (+202): da Anatólia foi para a França para proclamar o Evangelho.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 17,20-26

Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim. Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, a Igreja recorda Santo Irineu, bispo de Lyon. Originário da Ásia Menor e discípulo de Policarpo de Esmirna que lhe transmitiu o que, por sua vez, tinha aprendido de João, transferiu-se para Lyon onde foi consagrado bispo depois de Potino ter sido morto. Como pastor, exerceu uma intensa actividade missionária em toda a Gália fazendo crescer a recta fé e pacificando as comunidades cristãs caracterizadas pela divisão e controvérsias. Entre outros, empenhou-se para reconciliar as Igrejas do Oriente e do Ocidente divididas na data da celebração da Páscoa. Para Irineu, a fé cristã consiste em acreditar num Pai bondoso que nunca abandona o homem, Sua criatura, e que continuou a falar-lhe e a preparar-lhe a salvação trazida pelo Filho, Jesus Cristo. Os seus escritos, entre os primeiros exemplos de teologia cristã, mostram a beleza da Criação e do homem feito à imagem e semelhança de Deus. Irineu permanece o exemplo de bom pastor que, seguindo as palavras de Jesus, tentou cuidar do povo que lhe tinha sido confiado e de levar para o único redil todo aquele que aderisse ao Evangelho. A oração sacerdotal de Jesus, de que escutámos um trecho no Evangelho de hoje, é iluminada pelo seu exemplo. Jesus pronuncia-a antes de Se dirigir ao jardim das Oliveiras como o seu “testamento espiritual”. Depois de ter louvado o Pai, Jesus olha para aqueles homens frágeis e desprevenidos: confiou-lhes a missão não simples de continuarem a Sua obra; reza por eles para que a possam continuar. A seguir, o Seu pensamento vai mais além e alarga-se até compreender aqueles que em qualquer tempo acreditarão no Evangelho. As paredes do cenáculo parecem cair e, aos olhos de Jesus, apresenta-se uma numerosa multidão de homens e de mulheres provenientes de todas as partes da Terra, à procura de consolação e de paz. Jesus reza por esta ampla população e pede ao Pai que “sejam perfeitos na unidade”. Sabe que o espírito da divisão destruí-los-ia. Portanto, pede o impossível: que todos tenham a mesma unidade que existe entre Ele e o Pai.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO