ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 22 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 5,12-16

Entretanto, pela intervenção dos Apóstolos, faziam-se muitos milagres e prodígios no meio do povo. Reuniam-se todos no Pórtico de Salomão e, dos restantes, ninguém se atrevia a juntar-se a eles, mas o povo não cessava de os enaltecer. Sempre em maior número, juntavam-se, em massa, homens e mulheres, acreditando no Senhor, a tal ponto que traziam os doentes para as ruas e colocavam-nos em enxergas e catres, a fim de que, à passagem de Pedro, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. A multidão vinha também das cidades próximas de Jerusalém, transportando enfermos e atormentados por espíritos malignos, e todos eram curados.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O pórtico de Salomão era o lugar onde Jesus normalmente ensinava. Os apóstolos reúnem-se precisamente naquele pórtico para continuarem aquilo que o Mestre deles tinha feito. Aí, de facto, eles começaram a falar de Jesus e do Seu ensinamento e mostravam a Sua mesma força e misericórdia. Nenhum dos outros discípulos, anota Lucas, “se atreviam a juntar-se a eles”, provavelmente para evitar reacções dos chefes do povo que tinham proibido a pregação. Era uma prudência sábia, também porque isso não impedia o crescimento em número da comunidade: “mas o povo elogiava-os muito”, continua o autor dos Actos, e “uma multidão cada vez maior aderia ao Senhor”. O que transparece claramente é a inteligência pastoral em promover uma missão atenta, não polémica e, ao mesmo tempo, eficaz. Eram muitos os que acorriam. Parece repetirem-se as mesmas cenas que se lêem nos Evangelhos: muitas pessoas reuniam-se no pórtico e em todos os lugares onde os apóstolos passavam, e muitos “transportavam doentes para as praças, em esteiras e camas, para que Pedro, ao passar, pelo menos a sua sombra cobrisse alguns deles” (v. 15). É uma descrição muito linda da passagem dos apóstolos nas ruas e nas praças de Jerusalém. Desde o início, podemos dizer, a comunidade cristã está de saída, como diria o Papa Francisco. De facto, esta cena questiona a nossa maneira de viver, se é atractiva, se provoca emoção, esperança, alegria. A imagem de se estar à sombra de Pedro para se ficar curado é sugestiva. A imagem de Pedro – e de qualquer dos discípulos que vive do Evangelho – que cura mesmo só com a sua sombra, evoca a urgência que as comunidades cristãs estejam nas nossas cidades como a sombra da misericórdia de Deus. Ser coberto pela sombra de Pedro significava ser envolvidos pelo amor e pela misericórdia do apóstolo e, portanto, do próprio Deus. É o que todas as comunidades cristãs são chamadas a fazer ainda hoje: cobrir com a sombra da misericórdia do Senhor aqueles que são atingidos pela canícula do deserto de vida e de amor que caracteriza a vida das nossas cidades. Todo aquele que for coberto pela sombra do amor encontrará alívio e força para se voltar a levantar e retomar o caminho da vida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO