ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 25 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 5,34-42

Ergueu-se, então, um homem no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei, respeitado por todo o povo. Mandou sair os acusados por alguns momentos e, tomando a palavra, disse:
«Homens de Israel, tende cuidado com o que ides fazer a esses homens!

Nos últimos tempos, apareceu Teudas, que se dizia alguém e ao qual seguiram cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados e reduzidos a nada.

Depois dele, apareceu também Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo atrás dele. Morreu, igualmente, e todos os seus adeptos foram dispersos.

E, agora, digo-vos: não vos metais com esses homens, deixai-os. Se o seu empreendimento é dos homens, esta obra acabará por si própria;

mas, se vem de Deus, não conseguireis destruí-los, sem correrdes o risco de entrardes em guerra contra Deus.»
Concordaram, então, com as suas palavras.

Trouxeram novamente os Apóstolos e, depois de os mandarem açoitar, proibiram-lhes de falar no nome de Jesus e libertaram-nos.

Quanto a eles, saíram da sala do Sinédrio cheios de alegria, por terem sido considerados dignos de sofrer vexames por causa do Nome de Jesus.

E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa-Nova de Jesus, o Messias.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Gamaliel (“recompensa de Deus”), homem estimado por todos, apercebeu-se da injustiça que se estava a perpetrar contra os apóstolos. E, em pleno Sinédrio, levantou-se para os defender. O seu discurso é sensato e cheio de sabedoria religiosa: Deus guia os eventos da história e não é conveniente metermo-nos contra Ele. Gamaliel não está a ser levado nem pela astúcia nem pelo cálculo e muito menos pela inveja. Ele, um homem movido por uma visão religiosa, toma a palavra naquela ocasião. Podemos dizer que é um homem justo, sem preconceitos. Um homem que se deixa levar pela fé. E diz aos sinedritas: se a actividade deles não vem de Deus, terminará em breve, mas se provém de Deus, vós, opondo-se a eles, correis o risco de vos meterdes contra Deus. O Sinédrio aceitou o conselho de Gamaliel e libertou os apóstolos, mandando, porém açoitá-los antes, ordenando-lhes para não voltarem a falar de Jesus. Foi o que Pilatos queria fazer com Jesus quando disse: “Vou castigá-l’O e depois soltá-l’O-ei” (Lc 23, 16). Os apóstolos, contrariamente ao que aconteceu com Jesus, foram libertados, mas com a ordem de “não falarem em nome de Jesus”. Mas, como é que os apóstolos se podiam calar? Como é que podiam manter só para eles o Evangelho? É uma indicação que nos chama também a nós à responsabilidade de pregar o Evangelho, mesmo quando isso implica oposição. Naqueles momentos, os apóstolos recordaram imediatamente as palavras que Jesus lhes tinha dito: “Entregar-vos-ão aos tribunais. Sereis torturados nas sinagogas, comparecereis diante de governadores e reis por minha causa, para dardes testemunho diante deles” (Mc 13, 9). Quantas vezes, pelo contrário, a preguiça, a excessiva concentração sobre nós mesmos, a resignação sobre os próprios hábitos, bloqueia a pregação e a comunicação do Evangelho! Tornamo-nos, desse modo, cúmplices do espírito deste mundo. Os apóstolos foram-se embora contentes não só pela liberdade readquirida mas, sobretudo, “por terem merecido sofrer insultos por causa do nome de Jesus”. É um exemplo para se ser mais generosos e criativos ao proclamar o Evangelho. O autor dos Actos realça que os apóstolos não pregam só no Templo, mas também “pelas casas”. Em toda Jerusalém ecoa a Palavra Evangélica. De Jerusalém, a pregação alargar-se-á bem cedo para a Judeia e a Samaria. Também a nós é pedido para irmos a todos os lugares anunciar o Evangelho do amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO