ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Recordação de Santo Agostinho (+430), bispo de Hipona (hoje na Argélia) e doutor da Igreja. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 28 de Agosto

Recordação de Santo Agostinho (+430), bispo de Hipona (hoje na Argélia) e doutor da Igreja.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 6,8-15

Cheio de graça e força, Estêvão fazia extraordinários milagres e prodígios entre o povo. Ora, alguns membros da sinagoga, chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão; mas era-lhes impossível resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram, então, uns homens para dizerem: «Ouvimo-lo proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.» Provocaram, assim, a ira do povo, dos anciãos e dos escribas; depois, surgindo-lhe na frente, arrebataram-no e levaram-no ao Sinédrio. Aí, apresentaram falsas testemunhas que declararam: «Este homem não cessa de falar contra este Lugar Santo e contra a Lei, pois ouvimo-lo afirmar que Jesus, o Nazareno, destruiria este lugar e mudaria as regras que Moisés nos legou.» Todos os membros do Sinédrio tinham os olhos fixos nele e viram que o seu rosto era como o rosto de um Anjo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Estêvão era o primeiro dos sete diáconos escolhidos entre os discípulos da diáspora, entre os helenistas. Logo se fez notar pelo seu grande testemunho: “fazia grandes prodígios e sinais entre o povo”, escreve satisfeito Lucas. Nos debates ninguém “conseguia resistir à sabedoria e ao Espírito com que Estêvão falava”. Bem dois capítulos dos Actos narram a sua vida; era um discípulo exemplar na primeira comunidade. Os próprios membros do Sinédrio ficaram impressionados pela sua acção missionária. Lucas não deixa de o anotar: “todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos em Estêvão e viram o seu rosto como o rosto de um anjo”. Estêvão fazia recordar Moisés, cujo ministério foi circundado por um tal esplendor que os filhos de Israel não podiam fixar o seu rosto devido à luz que emanava (Ex 34, 29 ss). Estêvão, como Moisés, era deveras uma testemunha do amor de Deus, precisamente um anjo enviado pelo Senhor. E o seu testemunho lia-se no seu rosto: dele, emanava aquela luz misteriosa que chega a tocar o coração de quem se aproxima. Com efeito, a transmissão do Evangelho processa-se sempre por “atracção”, isto é, pela força e a beleza do encontro. É o que se pede aos discípulos de todos os tempos, sobretudo quando os problemas sobrecarregam a vida e muitas pessoas são tentadas a fecharem-se em si mesmas. Assim como o Mestre, também Estêvão sofre primeiro a prisão e depois o julgamento diante do Sinédrio. E no processo, como aconteceu com Jesus, é condenado com falsas acusações. A vida dos discípulos percorre sempre a do Mestre. Estêvão imitou-O. Neste momento difícil da sua vida é, no entanto, sustido pela força do Espírito do Senhor que nunca abandona nenhum dos discípulos, sobretudo nos momentos da prova.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO