ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória dos Santos Cosme e Damião, mártires sírios (+303 ca.). A tradição recorda-os médicos que curavam gratuitamente os doentes. Memória particular dos que se dedicam à cura e tratamento dos doentes. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 26 de Setembro

Memória dos Santos Cosme e Damião, mártires sírios (+303 ca.). A tradição recorda-os médicos que curavam gratuitamente os doentes. Memória particular dos que se dedicam à cura e tratamento dos doentes.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 11,19-30

Entretanto, os que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada por causa de Estêvão, adiantaram-se até à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas não anunciavam a palavra senão aos judeus. Houve, porém, alguns deles, homens de Chipre e Cirene que, chegando a Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e mandaram Barnabé a Antioquia. Assim que ele chegou e viu a graça concedida por Deus, regozijou-se com isso e exortou-os a todos a que se conservassem unidos ao Senhor, de coração firme; ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor. Então, Barnabé foi a Tarso procurar Saulo. Encontrou-o e levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos.» Nesses dias, uns profetas desceram de Jerusalém a Antioquia. Um deles, chamado Agabo, ergueu-se e, sob a inspiração do Espírito, predisse que haveria uma grande fome por toda a terra. Foi a que sobreveio no reinado de Cláudio. Os discípulos, cada qual segundo as suas posses, resolveram então enviar socorros aos irmãos da Judeia, o que fizeram, mandando-os aos anciãos, por intermédio de Barnabé e de Saulo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Depois de ter ultrapassado a fronteira da etnia abria-se, agora, a do grande império romano. E a primeira etapa da comunidade cristã é Antioquia, a terceira capital, depois de Roma e Alexandria. Na verdade, a razão imediata da primeira missão cristã parece nascer, mais uma vez, das perseguições, como que a realçar que a evolução da caridade não nasce da organização ou de uma planificação. Quanto muito, é verdade o contrário, como Paulo dizia: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cr 12, 10). E em Antioquia, a pregação foi dirigida não só aos hebreus mas também aos pagãos. A comunidade conheceu imediatamente um extraordinário desenvolvimento, tanto é que de Jerusalém foi mandado Barnabé, originário de Chipre, para ajudar aquela comunidade a organizar-se. Precisamente em Antioquia – estamos à volta dos anos 38-40 – os discípulos de Jesus foram chamados pela primeira vez na história de “cristãos”, provavelmente porque o notável afluxo de pagãos distinguia marcadamente este novo grupo da comunidade hebraica. Até então, aqueles que aderiam à fé em Jesus eram chamados com vários nomes, “irmãos” ou “crentes”. Agora, recebiam este nome que especificava num papel mais claro de quem eram discípulos. Em poucas linhas assiste-se ao nascimento, numa grande cidade do império, de uma experiência tão nova que foi necessário defini-la com um novo nome, precisamente, cristãos. A novidade não era a adesão a um projecto ou a uma ideologia mas a de seguir Jesus Cristo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO