ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XXXIII do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 19 de Novembro

Homilia

A parábola dos talentos começa falando de um homem que antes de partir, convoca os três empregados e entrega-lhes os seus bens. A sua confiança neles é absoluta, tanto é verdade que confia a cada um, uma grande soma de talentos. O talento correspondia a cerca de 50 quilos de ouro, portanto, era um valor deveras relevante. Essa consistência manifesta a importância do encargo que o patrão confia aos três empregados. Pois bem, ao primeiro, confia a gestão de cinco talentos, um verdadeiro tesouro. Ao segundo, entrega dois e ao terceiro, um. A entrega, como se vê, é pessoal e respeita as diferentes capacidades de cada um. Portanto, não estamos perante uma banal homologação: o patrão conhece as diferentes capacidades de cada um dos seus empregados e respeita-a. Entre a partida e o regresso do patrão, os três empregados devem fazer render o que lhes foi confiado. É claro que eles não são os proprietários, mas apenas administradores. Com efeito, quando regressará, o patrão pedir-lhes-á contas de como administraram o que lhes foi confiado. Após a partida do patrão, o primeiro empregado põe-se logo com as mãos à obra e duplica o capital (v. 16). Não é um acaso que o evangelista escreve que “logo” o primeiro empregado começou a trabalhar, como que a indicar o forte empenho e, portanto, a responsabilidade que sente pelos interesses do patrão. O mesmo acontece com o segundo empregado (v. 17). O terceiro, pelo contrário, cava um buraco na terra e esconde o talento recebido. Fazemos notar que o facto de ter enterrado o talento não é um episódio assim tão estranho; corresponde a um ditame da jurisprudência rabínica segundo o qual quem, depois da entrega, enterra um penho ou um depósito, fica livre de qualquer responsabilidade.
Com o regresso do patrão, o primeiro empregado apresenta-se e é exaltado e recompensado. O segundo aproxima-se e também ele apresenta o dobro daquilo que tinha recebido, sendo também ele recompensado. O terceiro aproxima-se e entrega ao patrão aquele único talento que tinha recebido. E justifica também o motivo desse seu comportamento: tinha medo de um patrão tão severo e queria, portanto, salvaguardar-se, seguindo estritamente o ditame jurídico. Aquele talento, aqueles talentos, são a vida, não a vida abstracta mas aquela concreta, a de todos os dias, feita de relações entre nós e o mundo. Tudo é entregue à responsabilidade de cada um de nós para que o possamos fazer frutificar. E a cada um de nós é dado conforme as nossas capacidades. Isto significa que na vida, não há uma medida igual para todos, mas também que ninguém é incapaz de fazer frutificar a vida que tem; ninguém pode apresentar desculpas (a mentalidade, o carácter, a própria doença e o enfraquecimento...) para se subtrair à responsabilidade de empregar a própria vida fazendo-a frutificar. Quanto muito, amiúde fazemo-la frutificar só para nós, utilizamo-la só para o nosso interesse, para a nossa segurança, para a nossa própria tranquilidade e nada mais. Foi o que fez o terceiro empregado: enterrou o talento para ter “paz e segurança”, como escreve o apóstolo na carta aos Tessalonicenses.
O terceiro empregado tinha a lei do seu lado que o eximia de qualquer responsabilidade e, sobretudo, dos riscos do empenho. A parábola adverte que, na verdade, este empregado preferiu esconder a própria vida num buraco, numa avarenta e egoística tranquilidade. E, provavelmente, é aqui que está o medo. Medo não tanto do patrão, quanto de perder a própria tranquilidade avarenta. Com esta parábola, Jesus revela por um lado, a ambiguidade daquele que se contenta daquilo que é, sem nenhum desejo de mudar, sem nenhuma aspiração de transformar a vida e, no fundo, sem nenhuma ambição para que a vida de todos seja mais feliz. Por outro lado, mostra que o Reino do Céu inicia precisamente quando cada um de nós, grande ou pequeno que seja, forte ou fraco que seja, não se fecha na sovinice e na mesquinhez de si mesmo, mas abre-se à vida, ao empenho para mudar o próprio coração, ao desejo operoso que a vida dos mais fracos seja ajudada, que este nosso mundo esteja mais perto do Evangelho. É assim que a nossa vida será multiplicada, a nossa fraqueza será fortificada, a nossa pobreza será transformada em riqueza, a nossa alegria será plena: “Muito bem, empregado bom e fiel... foste fiel na administração de tão pouco, eu confiar-te-ei muito mais; vem participar da minha alegria”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO