ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória da Apresentação no Templo da Mãe do Senhor. Esta festa, nascida em Jerusalém e celebrada também no Oriente, recorda ao mesmo tempo o antigo Templo e a oferta que Maria fez da Sua vida ao Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 21 de Novembro

Memória da Apresentação no Templo da Mãe do Senhor. Esta festa, nascida em Jerusalém e celebrada também no Oriente, recorda ao mesmo tempo o antigo Templo e a oferta que Maria fez da Sua vida ao Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 3,31-35

Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, o mandam chamar. A multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.» Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?» E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: «Aí estão minha mãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A festa da Apresentação de Maria ao Templo está ligada à dedicação da igreja de Santa Maria a Nova construída junto do Templo de Jerusalém no ano 543. Maria, a Theotokos (Mãe de Deus), é o verdadeiro Templo onde é oferecido o único sacrifício aceite por Deus. Com esta memória é acolhida a tradição do apócrifo Proto-Evangelho de Tiago que narra a consagração a Deus de Maria adolescente. É uma devota tradição que nos induz a pensar na urgência de levar a Deus os muitos adolescentes de hoje que, muitas vezes, são impedidos não só de apreciar as coisas lindas da existência mas até mesmo a própria vida. Precisamos de envidar todos os esforços para guardar esses pequenos para que, libertados de uma sociedade que os faz crescer na senda do egoísmo e da vaidade possam, pelo contrário, ser educados no ensinamento do Evangelho. O evangelista Marcos leva-nos para uma cena evangélica que nos chama a atenção sobre a urgência de seguirmos o ensinamento de Jesus. É uma página que pode parecer dura para com a Mãe de Jesus, mas na verdade, representa o caminho que Maria percorreu desde sempre. Conta que Jesus está numa casa e que há uma multidão apinhada à Sua volta para O escutar. Ao chegarem os Seus parentes, com a Mãe, mandam-n’O chamar. Os parentes “ficam do lado de fora” escreve o evangelista, dando obviamente uma indicação não apenas espacial. Só os que “estão dentro” e que escutam a Sua Palavra, diz Jesus, é que são a Sua verdadeira família. A comunidade cristã nasce sempre da escuta da Palavra de Deus e vive da escuta d’Ela. E todos nós devemos estar atentos para não cairmos na tentação de nos considerarmos “parentes” de Jesus, isto é, de pensarmos que já não precisamos de nos reunir à Sua volta para O escutar, como se o acesso a Ele fosse “natural” e certo. Isto é, não basta pertencer ao grupo dos cristãos para termos a salvação. Precisamos, todos os dias, de entrar “dentro” da comunidade para escutar o Evangelho como a Igreja O proclama. E não se é discípulo uma vez por todas! Precisamos de escutar o Evangelho todos os dias e de O acolher no coração. O exemplo de Maria, levada ao Templo, é uma preciosa indicação para todas as comunidades cristãs para serem escola de comunhão e de amor. E isso é decisivo também para as famílias cristãs para que se empenhem a transmitir a fé aos filhos desde pequenos para que, também eles, como Jesus, cresçam em “sabedoria, estatura e graça”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO