ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 11 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 5,17-26

Um dia, quando Jesus ensinava, estavam ali sentados alguns fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as localidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e o poder do Senhor levava-o a realizar curas. Apareceram uns homens que traziam um paralítico num catre e procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele. Não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao tecto e, através das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. Vendo a fé daqueles homens, disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados.» Os doutores da Lei e os fariseus começaram a murmurar, dizendo: «Quem é este que profere blasfémias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?» Mas Jesus, penetrando nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar em vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados, ordeno-te - disse ao paralítico: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.» No mesmo instante, ergueu-se à vista deles, pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, glorificando a Deus. Todos ficaram estupefactos e glorificaram a Deus, dizendo cheios de temor: «Hoje vimos maravilhas!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Lucas narra este milagre enquanto Jesus está circundado por fariseus e doutores da Lei. O evangelista anota imediatamente que "o poder do Senhor fazia-O realizar curas", isto é, a misericórdia mostrava a sua força de transformação, de cura, de alegria dos que ficavam curados e dos seus amigos. E isso gerava não poucas questões e preocupações entre os que acreditavam na Lei e no cumprimento das regras como paradigma da salvação. A cura do paralítico que foi transportado pelos amigos diante de Jesus é fruto da fé deles. O milagre realiza-se graças à fé daqueles amigos; uma fé feita de amor, de tenacidade, de perseverança. Eles queriam levar o amigo doente a Jesus e, quando vêem aquela multidão apinhada diante da porta, decidem tirar as telhas do tecto de modo a poderem colocar o amigo diante do Senhor. Quanto temos de aprender perante esta atitude! Muitas vezes, a amizade entre nós é superficial, sentimental e resignada. E, de qualquer modo, basta pouco para nos esquecermos uns dos outros. Os amigos daquele paralítico não agiram assim. O exemplo deles exorta-nos a cuidar de qualquer doente, pobre ou indefeso com tenacidade, perseverança e amor. Trata-se de criar uma aliança afectuosa entre os discípulos e os pobres, entre os discípulos e os doentes. Esta singular aliança permite realizar milagres. O Evangelho ensina-nos que o milagre começa quando colocamos no centro aquele doente, um centro que não é só físico, mas do coração. E Jesus, vendo aquela fé, cura totalmente o paralítico, indo além daquilo que eles estavam à espera. Com efeito, dirigindo-Se àquele doente, diz-lhe: "Os teus pecados estão perdoados". Jesus também vê o coração do paralítico e a necessidade que tinha de ser perdoado. E dá-lhe a saúde plena, a do corpo e a do coração. Nós, crentes, devemos também hoje continuar a fazer o que fez aquele grupo de amigos. É lindo poder dizer que os cristãos são os amigos dos pobres, dos doentes, dos fracos. Daqui começa a transformação do mundo, daquele que Jesus veio inaugurar na Terra.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO