ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 19 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua classe, coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. Todo o povo estava da parte de fora em oração, à hora do incenso. Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe:
«Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu vais chamar-lhe João.

Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento.

Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe

e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.

Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições.» Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso, se estou velho e a minha esposa é de idade avançada?» O anjo respondeu:
«Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar esta Boa-Nova.

Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria.»

O povo, entretanto, aguardava Zacarias e admirava-se por ele se demorar no santuário.

Quando saiu, não lhes podia falar e eles compreenderam que tinha tido uma visão no santuário. Fazia-lhes sinais e continuava mudo.

Terminados os dias do seu serviço, regressou a casa. Passados esses dias, sua esposa Isabel concebeu e, durante cinco meses, permaneceu oculta. Dizia ela: «O Senhor procedeu assim para comigo, nos dias em que viu a minha ignomínia e a eliminou perante os homens.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O evangelista Lucas - depois dos primeiros quatro versículos do prólogo - abre o Evangelho com a narração do anjo que aparece a Zacarias no Templo para lhe anunciar o nascimento de um filho, que ele deverá chamar João. É a primeira anunciação que se refere ao mistério de Jesus. Seguirá a segunda anunciação, a do anjo Gabriel a Maria. Deus intervém directamente na história humana, já não através dos profetas, mas com o seu próprio Filho. Um profeta grande, o maior de todos, deve preparar a Sua vinda. E também este nascimento ocorre por intermédio de Deus. Zacarias e Isabel, não tinham filhos porque eram estéreis e, ainda por cima, velhos. Eles já não esperavam outra coisa senão a conclusão das próprias vidas, uma conclusão óbvia e resignada. Podemos antever, no idoso Zacarias, a situação de muitos idosos e idosas, já resignados a passarem os últimos anos da própria vida de maneira mais ou menos triste. Mas vislumbramos também a resignação de um mundo envelhecido, resignado também às coisas mais terríveis como a guerra. Há um cansaço profundo que impede de sonhar, de esperar também no impossível. O mundo - dizem todos os corações estéreis - não pode mudar. E, eis a intervenção de Deus. Manda o anjo a Zacarias, enquanto está no Templo, para lhe anunciar que com Isabel terão um filho. Zacarias, que já tinha perdido qualquer réstea de esperança, perde também a palavra: fica mudo. O amor do Senhor choca, muitas vezes, com a nossa incredulidade e, mesmo possuindo o tesouro do Evangelho, ficamos mudos, incapazes de falar e de ter esperança. Quem não escuta, também não consegue falar. Mas o amor de Deus vence também a nossa incredulidade e a nossa esterilidade. De facto, Isabel, na sua velhice, concebe um filho. Ninguém é tão velho que não possa ver e fazer coisas novas. Ninguém é tão estéril ao ponto de não poder gerar uma nova vida. Esta página evangélica prepara-nos para acolhermos o Natal, para não fecharmos o coração ao amor do Senhor que tudo faz para nos salvar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO