ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 20 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,26-38

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A liturgia faz-nos escutar o anúncio a Maria. É uma página evangélica que nunca é dada por adquirida, apesar de a termos escutado muitas vezes. A Palavra de Deus é sempre nova porque esconde em si o horizonte infinito do amor de Deus que nunca conseguiremos esgotar com a nossa minúscula mente e o nosso restrito coração. Neste período do Advento, a Palavra de Deus toma-nos a mão e introduz-nos, dia após dia, na extraordinária riqueza do mistério do nascimento de Jesus. É próprio da Palavra de Deus falar ao coração dos crentes; e sempre que Ela ecoa tem um sabor novo, um sentido mais profundo, precisamente porque quem A escuta é levado a renovar o coração, a mudá-lo, a torná-lo partícipe de novas perspectivas. E isto cria sempre uma certa perturbação. Também Maria ficou perturbada com as palavras do anjo. De facto, a Palavra de Deus provoca sempre um movimento interior. Quando o anjo fala, quer tocar o coração e transformá-lo. E isso provoca sempre interrogativos, reconsiderações, perguntas: Maria é a primeira dos crentes. A Palavra de Deus deve ser escutada com a mesma disposição. Também Ela se perturbou perante as palavras do anjo mas, contrariamente a Zacarias, não se ficou pela perturbação, não interrompeu o diálogo com o anjo, como muitas vezes acontece connosco que nos retiramos quando o amor se torna mais exigente e pretende envolver-nos num projecto mais elevado. Muitas vezes, preferimos os nossos pequenos horizontes ao sonho maior que o Senhor nos propõe. E confundimos a nossa preguiça com aquela falsa humildade de quem não se considera apropriado para responder à chamada de Deus. Maria sabia muito bem que era uma pobre jovem de uma aldeia periférica do império romano. E, apesar de estar ciente da sua humildade, continuou o diálogo com o anjo. E chegou a pronunciar o seu "sim" ao convite que lhe tinha sido feito. A partir daquele "sim", a história do mundo mudou. Aquele "sim", pronunciado por uma simples jovem do povo, mudou o curso da história dos homens. Já se passaram mais de dois mil anos daquele "sim" ao anjo. Maria continua a indicar-nos o caminho da fé que é, justamente, o da escuta da Palavra de Deus. Os nossos "sim" de todos os dias continuam a mudar a nossa vida e a história deste mundo. A história do mundo muda sempre que dizemos "sim" ao Senhor que nos ama. Deixemo-nos acompanhar por Maria e, com Ela, digamos: "Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO