ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 21 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,39-45

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho da "visitação" envolve-nos na pressa do encontro com Jesus. O evangelista anota que Maria, depois de ter sabido pelo anjo que Isabel estava grávida, "à pressa" foi ter com ela. O Evangelho mete pressa, induz a sair de si mesmos, dos próprios hábitos, para realizar aquilo que anuncia; e exorta a não nos concentrarmos nas preocupações e nas ideias de sempre. Podemos facilmente imaginar quantas preocupações tinha Maria, depois do anjo Lhe ter mudado a vida! E, no entanto, Ela deixou Nazaré para ir ter com a velha prima Isabel, já no sexto mês de gravidez e que, certamente, precisava de ajuda. Mas, também podemos imaginar que a jovem Maria quisesse contar à velha prima o que Lhe tinha acontecido. É uma escolha sábia a de nos abrirmos com quem nos quer bem. E, de qualquer modo, não era fácil para Maria, ainda muito jovem, enfrentar uma viagem assim tão longa e por nada fácil, através de uma "região montanhosa". O Evangelho, pede-nos para acorrermos em ajuda dos que sofrem e dos que necessitam de apoio. O amor é sempre grande, mesmo quando se trata de um simples encontro com os pobres. O amor é sempre uma escolha, a de irmos além de nós mesmos. Maria, deixou-Se tocar o coração pela necessidade de ajuda que a prima tinha e, sem hesitar, foi ter com ela. Mal Isabel A viu chegar, ficou profundamente alegre. É a alegria dos humildes e dos pobres quando são visitados pelas "servas" e pelos "servos" do Senhor, isto é, por aqueles que "acreditaram no cumprimento da Palavra do Senhor". Que da boca dos pobres jorre a bênção para todos os que, com amor, se dirigem a eles. Naqueles momentos realiza-se uma verdadeira epifania do Espírito Santo. Com efeito, o sorriso dos pobres é o sorriso de Deus; a alegria deles é a mesma de Deus. E os crentes sentirão regressar neles a beleza e a força daquela alegria gerada na profundeza do coração dos pobres. Aquele abraço entre a jovem Maria e a idosa Isabel é o ícone do amor entre os cristãos e os pobres. É o encontro que os cristãos são chamados a dar ao mundo para que se afaste o caminho da injustiça e da violência e se empreenda o caminho do encontro e da paz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO