Comunità di S.Egidio


 

20/02/2003


Andrea Riccardi lança obra sobre os mártires do sec. XX
"O século do martírio" é o título de um livro sobre os extermínios colectivos e os mártires individuais no século XX.

 

Escrito pelo historiador italiano Andrea Riccardi, que é também o fundador da Comunidade de Santo Egídio, o livro é hoje apresentado na sua versão portuguesa por Mário Soares, no Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa.

Com prefácio do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, esta obra demonstra que o martírio é uma realidade actual.

"Penso que ainda não percebemos bem qual é o discurso dos mártires...Até nos esquecemos deles. João Paulo II repropôs com força este tema. Eu penso que os novos mártires têm um testamento que devemos abrir... O meu livro quer contribuir a abrir este testamento" - explica Andrea Riccardi.

Os mártires, continua, têm uma mensagem: "A força do cristianismo não está no poder nem está na violência. A força do cristianismo é uma força frágil e humilde: a de homens e mulheres que, apesar de não terem força, resistiram mais do que os fortes e os violentos. E o seu segredo é a fé... É a fé que os faz fortes".