Riccardi Andrea: sul web

Riccardi Andrea: sui social network

change language
sei in: home - la comunità - gli anni...t'egidio - il 34° ...t'egidio - il 34° ...nha (pt) contattinewsletterlink

Sostieni la Comunità

  

Il 34° Anniversario della Comunità di Sant'Egidio - Saluto di Alcido Nguenha (PT)


 
versione stampabile

IINTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA
O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, 
DR.ALCIDO NGUENHA


Roma, 07 de Fevereiro de 2002


Sua Excelência Carlo Azeglio Ciampi, Presidente da República Italiana
Sua Eminência o Cardeal Camillo Ruini
Excelentissimo Professor Andrea Riccardi, Fundador da Comunidade de Sant’Egidio 
Eminências
Excelências
Autoridades


É com enorme satisfação que recebemos o convite para participar nas celebrações do 34° Aniversário da Comunidade de Sant’Egidio.

A nossa presença aqui em Roma para tomar parte nesta importante efeméride, é o testemunho das exelentes relações de amizade que unem a Comunidade de Sant’Egidio e o nosso país.

Por isso, permitam-me que, em nome do Governo da República de Moçambique e em nome do Povo de Moçambique saúde a Comunidade de Sant’Egidio que hoje celebra os seus 34 anos de existência e aproveito esta oportunidade para congratular a esta prestigiada Comunidade, e desejar muitas felicidades e Éxitos na realização das suas actividades em várias partes do Mundo em prol da Paz, Concórdia, Justiça e Amizade entre os Homens e entre os Povos.

Para o Povo Moçambicano, a celebração do 34° Aniversário da Comunidade neste ano de 2002, tem um significado especial, pois neste ano vamos celebrar o 10° ano de Paz em Moçambique cujos acordos foram assinados nesta bela capital italiana com todo o apoio prestado pela Comunidade de Sant’Egidio, a quem saudamos pelo relevante papel de mediação desempenhado para o alcance da paz em Moçambique.

Com efeito, desde 1992 o povo Moçambicano vem desfrutando de uma Paz efectiva que pretendemos que seja duradoura para permitir a realização dos programas de desenvolvimento social e económico do país, com particular incidência na erradicação da pobreza absoluta em que ainda vive a maior parte do nosso Povo.

Nestes dez anos, a experiência tem vindo a demonstrar-nos que a Paz, a democracia e o desenvolvimento são inseparáveis. O processo de Paz e de Democracia que estamos a levar a cabo tem vindo a consolidar-se dia após dia, abrindo caminho para um futuro de muito trabalho e sacrifício, mas também promissor.

O clima de paz, estabilidade, reconciliação e de crescente unidade nacional que vivemos há já quase uma década, começa a dar os seus frutos. A Nação Moçambicana está em franco progresso e Moçambique está a crescer economicamente, socialmente e culturalmente. Ao nível interno estamos empenhados em prosseguir com os nossos esforços no combate à Pobreza e na Melhoria das condições de Vida dos cidadãos.

Neste contexto saudamos o envolvimento da Comunidade de Sant’Egidio em iniciativas de carácter social em Moçambique, cujo testemunho foi o recente lançamento do Programa de Luta contra o Sida em Moçambique e na região da África Sub-Sahariana.

Os esforços que Moçambique tem realizado com vista a consolidação da Paz estendem-se além fronteiras onde o nosso país tem participado em diversas iniciativas tendentes a trazer a paz, a estabilidade política e democracia em diversos paises em conflito no nosso continente. Estamos cientes de que a ausência de paz arrasta consigo a insegurança e a instabilidade e estes junto atrofiam o desenvolvimento e perpetuam a pobreza.

Mais uma vez, queremos exprimir o nosso Kanimambo (obrigado), pela amizade, cooperação e solidariedade manifestada pela Cornunidade de Sant’Egidio durante o processo de obtenção e consolidação da Paz no nosso país e formulamos votos para que esta nossa coIaboração se torne cada vez mais frutuosa para ambos.

Muito Obrigado!

Gli Anniversari della Comunità di Sant'Egidio

Il 34° anniversario della Comunità di Sant'Egidio

NEWS CORRELATE
1 Settembre 2016

1 settembre, memoria di Sant'Egidio. La Comunità che ne ha preso il nome rende grazie in ogni parte del mondo


Monaco dell’Oriente giunto in Occidente, visse in Francia e divenne padre di molti monaci.La Comunità di Sant’Egidio, che ha preso il nome dalla chiesa a lui dedicata a Roma, lo ricorda nella preghiera, in ogni parte del mondo.
IT | EN | ES | DE | FR | PT | CA
2 Aprile 2016

11 anni fa moriva #GiovanniPaoloII Gli incontri, le parole e la sua amicizia con Sant'Egidio


Un dossier
IT | ES | PT | CA
10 Febbraio 2016

Auguri da ogni parte del mondo per il 48° anniversario della Comunità di Sant'Egidio

IT | ES | PT
4 Febbraio 2016

Poveri e amici dei poveri: il popolo di Sant'Egidio celebra oggi il 48° anniversario della Comunità


Il regalo più gradito: l'arrivo della prima famiglia di profughi siriani con i corridoi umanitari. Liturgia a San Giovanni in Laterano alle 18.30, presieduta da mons. Matteo Zuppi, arcivescovo di Bologna
IT | ES | DE | FR
20 Gennaio 2016
BUDAPEST, UNGHERIA

Premio Wallenberg alla Comunità di Sant'Egidio per l'impegno contro ogni forma di razzismo e l'accoglienza ai profughi

IT | ES | DE | PT | CA | RU
14 Gennaio 2016
PERUGIA, ITALIA

Immigrazione: primo corso di alta formazione per mediatori culturali. Integrazione e coesione sociale il futuro dell'Italia


Giovedì 14 gennaio, conferenza di presentazione alle 11 presso l’Aula Magna di Palazzo Gallenga, Università per Stranieri, Perugia
tutte le news correlate

RASSEGNA STAMPA CORRELATA
30 Giugno 2016
Corriere della Sera
Le buone notizie viaggiano in treno (su Italo)
28 Maggio 2016
L'Osservatore Romano
In alto e lontano
27 Maggio 2016
L'Eco di Bergamo
La Comunità di Sant'Egidio: «Ha tenuto viva la memoria di Roncalli e del Concilio»
24 Maggio 2016
La Repubblica
Il Papa abbraccia l'imam di Al Azhar
11 Maggio 2016
Il Mattino
Comunità di Sant'Egidio: mezzo secolo di solidarietà
tutta la rassegna stampa correlata

FOTO

933 visite

982 visite

904 visite

932 visite

920 visite
tutta i media correlati

Per Natale, regala il Natale! Aiutaci a preparare un vero pranzo in famiglia per i nostri amici più poveri