change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
23 Dezembro 2014

COMUNICADO DE IMPRENSA

O Almoço de Natal, ou melhor: a globalização da solidariedade

na mesa com os pobres no dia de Natal juntos com Sant'Egidio, em Roma e no mundo

 
versão para impressão

 Em 25 de dezembro, na mesa não podem faltar os amigos de todo o ano: pessoas que vivem nas ruas, idosos sozinhos, ciganos, imigrantes e muitos italianos em dificuldade. Na mesa, juntos. Nós conhecemo-los e estamos ao lado deles no verão e no inverno, mas no dia de Natal, como já é tradição há 32 anos, fazemos festa com eles. 

É a nossa resposta para aqueles que dizem que dos pobres é preciso defender-se. Em vez disso, queremos defender quem precisa de ajuda e, juntamente com ele, ajudar muitos outros. A pequena mesa, que em 1982 abrigava algumas pessoas na Basílica de Santa Maria in Trastevere cresceu para mais de 160 mil convidados no ano passado em todos os continentes. Porque a solidariedade não deve conhecer fronteiras.

 

Neste Natal, que na Itália e na Europa é marcado pela crise e por maus sinais de intolerância, a Comunidade de Sant'Egidio escolheu para preparar um almoòo de Natal ainda mais amplo e solidário. Nós convidamos você a conhecê-lo e falar sobre isso. Aqui em Roma, a partir da Basílica de Santa Maria in Trastevere, mas em muitas outras partes da cidade, mesmo em bairros da periferia leste que nas últimas semanas têm sido palco de violência e que, ao invés, se não forem abandonados, têm a capacidade para acolher e integrar. E então, na Itália e em outras partes do mundo, da África nas grandes favelas suburbanas da América Latina até às cidades asiáticas.
Estes são algumas novidades e algunsdados sobre o Natal da Comunidade de Sant'Egidio na Itália e no mundo e sobre os almoços organizados em Roma.

história

25 de Dezembro de 1982: ao redor da mesa, arrumada na Basílica de Santa Maria in Trastevere, em Roma reuniu-se um pequeno grupo de pessoas: jovens, idosos sozinhos, pessoas desabrigadas. O almoço de Natal da Comunidade de Sant'Egidio começou desta forma, pensando que esta grande festa não podia passar esquecendo os pobres que são nossos amigos ao longo do ano. Daí a idéia de sediar o almoço da nossa família particular numa das mais antigas basílicas romanas. O resultado é uma imagem, bonita. Mas também uma realidade, reprodutível, quase contagiosa, porque ao longo dos anos tem se expandida para outras partes de Roma, da Itália e em outros países de todos os continentes. Uma mesa tão largo quanto o mundo. Ainda mais ampla numa época marcada por grandes dificuldades.O almoço de Natal da Comunidade de Sant'Egidio é hoje um modelo que é implementado na Itália e na Europa, mas também em outros continentes, da Costa do Marfim para a Indonésia, de Cuba para a Rússia. É um sinal de esperança para o futuro do nosso mundo: também se pode globalizar a solidariedade.Quem está convidados para a  festa?

Todos estão convidados, mas respondem por primeiros os que vivem na rua, sem-abrigo, que não têm amigos ou um lugar onde celebrar o Natal. Eles são os nossos amigos sem-abrigo, refugiados sem abrigo, crianças de rua, os nômades, os mendigos. A festa ao longo dos anos foi-se alargando, como um contágio benéfico, e atingiu também muitos países do Sul, em todos os continentes.

Onde está a festa?

O almoço de Natal da Comunidade de Sant'Egidio está agora organizado em mais de 600 cidades em todo o mundo. Nas igrejas que se transformam em grandes mesas com os pobres, em áreas periféricas, nas estações europeias, nas casas mais pobres, mas também em grandes favelas na África e na América Latina, em prisões, em internatos para idosos ou crianças, naqueles para pessoas com deficiência, hospitais, até mesmo nas ruas. É uma maneira de transformar a dificuldade em amizade, a amizade em esperança e celebrar juntos o começo de um mundo diferente.

Porque a cada ano?

A festa é uma necessidade profunda. Na família é uma festa. É um gosto da vida, uma idéia de felicidade ligada à gratuidade, mais em dar do que em receber, no verdadeiro espírito do Natal. Manifesta o desejo de mudar o mundo e torná-lo mais humano para todos, desde os mais pobres. E muitas pessoas pobres hoje nos ajudam em acolher outros pobres. O Natal é uma maneira de estar todos os dias, mesmo depois do Natal.

 

 

 

 

 

 

NATAL NO MUNDO - 2014

 

 

 

Roma:

 

A 24 de Dezembro à noite, Jantar de Natal itinerante, nas estações e nos locais habituais de vida dos sem abrigo.

 

A 25  de Dezembro

108 almoços com cerca de 15.000 pessoas em 25 de Dezembro e durante as festas de Natal

Pelo menos 2.000 pessoas em Trastevere em oito lugares diferentes.

 

Outros jantares de Natal na cidade:

Centocelle, Esquilino, Garbatella, Laurentino, Nomentana, Ostia, Tormarancia, Prima Porta, Primavalle, Serpentara, Monteverde, Testaccio, Tiburtino, Tor Bella Monaca, Tor de Cenci, Tor Marancia, Tor Pignattara, Torrenova, Torrino, Trullo, Tufello, Torre Angela, Alessandrino, Colli Aniene, Cassia-Flaminia, Garbatella, Anagnina, Don Bosco, Ostia, Prenestino, Appio…

 

Em mais de 20 internatos para idosos: Policlinico Italia, Villa Monica, Nomentano Hospital, Buon Pastore …. nelle case della Comunità in cui vivono anziani a Monteverde, S. Giovanni, Gianicolo.

 

No distrito de Fiumicino, Nettuno e Civitavecchia

 

A 26 de Dezembro Almoço na cadeia de Regina Coeli

Outras iniciativas nas prisões, nos dias seguintes.

 

 

Itália:

 

220 almoços em mais de 60 cidades: Génova, Bari Messina, Milão, Florença, Turim, Novara, Nápoles, Pádua, Catania, Cosenza, Palermo, Trieste, Reggio Calabria, …

 

 

Mundo:

 

Em mais de 600 cidades em todo o mundo mais de 160.000 hóspedes esperados:

Na Europa (Espanha, Alemanha, Rússia, Áustria, Hungria, Romênia, França, Portugal, Ucrânia, Bélgica, ...)

Nas Americas (Salvador, México, Argentina, Guatemala, Cuba, EUA, Canadá ...)

Em África (Moçambique, Guiné Conakry, Burkina Faso, Costa do Marfim, Camarões, Madagascar, Tanzânia, Uganda, Congo, Malawi, Nigéria ...)

Em Ásia (Indonésia, Filipinas, Camboja, Paquistão ...).

 
 

 

25 de Dezembro de 2014, Santa Maria in Trastevere - 13.00 horas

 

Os Jornalistas, fotógrafos e outros operadores que pretendem seguir o almoço de Natal da Comunidade de Sant'Egidio, na Basílica de Santa Maria in Trastevere, em Roma, são convidados a levantar mediante a apresentação de um documento profissional. a acreditação, no átrio da Basílica, no lado esquerdo, com início às 10:00 de 25 de Dezembro.

 

 

 

26 de Dezembro de 2014, Almoço na prisão de Regina Coeli - 12h00

 

A partir das 10:30, será possível o acesso à prisão apenas para as operadoras de informação equipados com carteira profissional. O acesso é regulado pelas regras estabelecidas pela direção da cadeia.