Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
9 Fevereiro 2015

Prece, pobres e paz: um ano com a Comunidade de Sant'Egidio

no dia em que celebramos o 47º aniversário, percorremos de novo o ano que passou

 
versão para impressão

 “Prece, pobres, paz”estas três palavras, pronunciadas pelo Papa Francisco a 15 de Junho de 2014 em Santa Maria in Trastevere, resumiram melhor do que qualquer outro discurso, a presença da Comunidade de Sant'Egidio no mundo. E mesmo a visita do Papa Francisco à Comunidade, o encontro com milhares de jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais, que são o "povo de Sant'Egidio", em Roma, foi o evento mais importante do ano que acaba de terminar. "Aqui - disse o Papa, citando a saudação inicial de Andrea Riccardi - quantos ajudam confundem-se com os que são ajudados". A quem lhe escutava na Basílica, na praça e na igreja de Sant'Egidio, Francisco também indicou um estilo de trabalho e um objetivo para o futuro: "Caminhando assim contribuís para fazer prosperar a compaixão no cerne da sociedade - que é a verdadeira revolução, a da compaixão e da ternura - para fazer crescer a amizade e não os fantasmas da inimizade e da indiferença".

Vamos tentar então declinar um ano de actividades da Comunidade de Sant'Egidio - de Fevereiro passado até hoje - mesmo à luz das palavras pronunciadas pelo Papa Francisco
.

Uma oração que acolhe a todos 

A oração em Santa Maria in Trastevere (todas as noites às 20:30) acolheu este ano um número crescente de pessoas, não só da Comunidade, mas muitos que  a acompanharam, sendo um refúgio para quem procura paz, justiça e um mundo melhor ou pede protecção para si e para os seus queridos. Trata-se só do lugar mais conhecido de oração, porque há tantos outros em diferentes bairros de Roma, em muitas cidades da Itália, da Europa e do mundo.

A memória daqueles que são vítimas da violência e da indiferença

Mas houveram, no ano passado, também alguns eventos especiais, tais como a oração ecumênica em memória daqueles que deram as suas vidas por causa do Evangelho, presidida pelo o Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, no início da Semana Santa. Ou a vigília em São Bartolomeu na Ilha Tiberina, em 26 de Abril, para a canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II; a oração pelas vítimas das "viagens da esperança" de um lado do Mediterrâneo (em Mineo a 28 de Maio, em Catania, em 11 de Julho, em Lampedusa a 3 de Outubro, no primeiro aniversário da massacre do mar, que fez 366 mortes), aquela (em Roma e em outras cidades italianas e europeias) em memória de Modesta a "santa" dos sem abrigo, que morreu depois de uma ambulância ter recusado socorrê-la.

Amigos dos pobres ao longo do ano

É mesmo "dos pobres e dos idosos" que "se começa a mudar a sociedade", disse o papa, em Trastevere. Isto é dos mais fracos, de quem é considerado algo "descartável" pela sociedade - como acrescentou Francisco. Desde a sua criação, a Comunidade de Sant'Egidio escolheu para ser amiga dos pobres (crianças necessitadas, idosos sozinhos, pessoas com deficiência prisioneiros de muitas cadeias do mundo, crianças de rua das cidades latino-americanas e africanas). Um trabalho que cresceu este ano, também pelo aumento da pobreza, que afeta a Itália e a Europa. Como demonstram os agora já tradicionais almoços de Natal dos quais participa todo o povo de Sant'Egidio, os que ajudam e os que são ajudados: a 25 de Dezembro de 2014 se sentaram nas mesas arrumadas pela Comunidade 181.000 pessoas em 78 países do mundo. Somente nas cidades italianas os almoços de Natal foram 362 (229 no ano anterior, refletindo um aumento da pobreza). Também milhares de reclusos participaram na iniciativa nos seus locais de detenção.

Em Dezembro de 2014, a distribuição do guia "ONDE comer, dormir, lavar-se", destinado aos sem abrigo, alargou-se a novas cidades italianas e européias. Por ocasião do lançamento da edição romana, o presidente da Comunidade, Marco Impagliazzo, denunciou a especulação sobre a pele dos pobres, que emergiu das recentes investigações por parte do Público Ministério e a "criminalização dos pobres, porque ao tema da pobreza foi juntado injustamente o tema da degradação"
IO fundador de Sant'Egidio, Andrea Riccardi, também lançou uma proposta de "Assembleia Constituinte por Roma", para lançar uma ideia sobre a cidade que promova a qualidade da vida e a integração entre o seu centro e as suas periferias.

Outro trabalho da Comunidade que cresceu neste ano, é feito pela já extensa rede de Escolas da Paz - saudadas pelo Papa Francisco no Angelus de 1 de Janeiro - que, em todos os continentes, da Europa para os bairros de lata da África e da América Latina, realizam um programa de educação para a paz e de convivência
.

O trabalho pela paz e o apelo para salvar Alepo

Papa Francisco falou de "obra de artesãos pacientes" como a principal característica do trabalho pela paz realizado por Sant'Egidio. Também aqui os exemplos, ao longo de 2014, são numerosos: República Centro-Africana, Casamança, Mindanao (Filipinas) e Síria, são apenas alguns dos lugares de conflito em que a Comunidade tentou exercer uma mediação que inicia a partir da amizade com os pobres que ali vivem e que são as primeiras vítimas da guerra. Duas vezes no ano passado, em 20 de Maio e 8 de Novembro, o Presidente da Comunidade Marco Impagliazzo ilustrou o "método de Sant'Egidio" nas Nações Unidas, ao encontrar-se com o Secretário-Geral Ban Ki-moon e seus mais próximos colaboradores, com os quais falou sobre a moratória relativa à pena de morte, o papel das religiões para a paz, o apoio que os povos, além dos Estados, devem dar para as iniciativas da ONU. "A paz - argumentou Impagliazzo - deve tornar-se popular, não a guerra".
O ano 2014 viu a paz fazer progressos decisivos em Cuba, onde a Comunidade desde muitos anos leva à frente um trabalho precioso de reconciliação e de diálogo; e, em vez regredir perigosamente na Europa Oriental, entre Rússia e Ucrânia, onde as populações cristãs estão a lutar entre si. No início da crise neste País em 9 de Abril de 2014, a convite da Comunidade de Sant'Egidio, cristãos ortodoxos, católicos romanos, greco-católicos e luteranos se reuniram na Catedral latina de St. Alexandre em Kiev. A partir de então, na mesma igreja, a cada mês as diferentes denominações cristãs continuam a rezar juntos pela paz, convocadas por Sant'Egidio. Poucos dias antes, em 21 de Março, em Roma, fora promovida uma conferência sobre o serviço aos pobres como força motriz do ecumenismo, com a participação de representantes do Patriarcado de Moscovo e da Igreja Ortodoxa Ucraniana. De paz e de diálogo ecumênico falou em Moscovo com o Patriarca de todas as Rússias Kirill, o fundador da Comunidade Andrea Riccardi, em 3 de Novembro último.
A atenção para os acontecimentos na Síria e no Iraque foi este ano no coração da Comunidade, a partir da oração incessante para a libertação dos sequestrados, incluindo alguns amigos de Sant'Egidio como os dois bispos de Alepo, Mar Gregorios e Paul Yazigi e o padre Paolo Dall'Oglio. Em Junho passado, foi lançado por Andrea Riccardi "Save Aleppo", um apelo (com milhares de assinaturas) à comunidade internacional para a salvação desta antiga cidade síria, local de convivência milenar e hoje palco de uma guerra que parece não ter fim. 

O papel das religiões na construção da paz

O papel das religiões na construção e na preservação da paz foi também este ano uma iniciativa constante da Comunidade. A 19 de Fevereiro - numa conferência em Roma sobre "As religiões e a violência" - Marco Impagliazzo e Jerry White, o diplomata do Departamento de Estado americano e Prêmio Nobel da Paz em 1997, debateram juntamente com personalidades cristãs, judaicas e muçulmanas, um "pacto comum das religiões, das culturas e das diplomacias pela paz", com referência aos cenários de crise mais preocupante: Síria, Oriente Médio, Paquistão, Irão, Iraque, a África de mil conflitos.
A paz é o futuro" foi o tema do Encontro Internacional anual de povos e religiões, que de 7 a 9 Setembro de 2014 foi realizado em Antuérpia, na Bélgica, cem anos após o início da Primeira Guerra Mundial. O apelo de paz, lançado no final da conferência, diz entre outras coisas: "As religiões podem muito: dar coração e alma para a busca da paz como destino comum de todos os povos". E ainda: "Nós tomamos a responsabilidade da paz hoje, quando muito poucos sonham a paz ...".

Ao compromisso com a paz e o desenvolvimento podem-se em fim ligar os dois programas internacionais promovidos por Sant'Egidio: BRAVO, para o registo civil de crianças em países africanos, destinado a proteger os menores do risco do anonimato e da resultante possível exploração; e DREAM, o programa para o tratamento da SIDA, presente em dez países da África Subsariana, que no ano passado, também cuidou da prevenção do vírus Ebola
.

Marco Impagliazzo reeleito Presidente da Comunidade

Em 7 de Dezembro de 2014 Marco Impagliazzo foi reeleito presidente da Comunidade, recebendo o consenso generalizado dos representantes dos diversos núcleos de Sant'Egidio espalhados por vários continentes. O novo Conselho de Presidência na sua composição reflete a propagação da Comunidade no mundo: actualmente Sant'Egidio existe com o seu compromisso em prol dos mais fracos em 73 Países, com a participação activa de mais de 60 mil pessoas, todos voluntários, além de milhares de amigos e simpatizantes.


 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
1 Setembro 2016

Dia 1 de Setembro, memória de Santo Egídio. A Comunidade, que tomou o seu nome, dá graças em todas as partes do mundo

IT | EN | ES | DE | FR | PT | CA
2 Abril 2016

11 anos atrás morreu #GiovanniPaoloII. Os encontros, as palavras e a sua amizade com Sant'Egidio

IT | ES | PT | CA
10 Fevereiro 2016

Os melhores votos de todo o mundo para o 48º aniversário da Comunidade de Sant'Egidio

IT | ES | PT
5 Fevereiro 2016
ROMA, ITÁLIA

Sant'Egidio, a festa para os 48 anos da comunidade, uma expressão do cristianismo popular

IT | ES | DE | FR | PT | CA
20 Janeiro 2016
BUDAPESTE, HUNGRIA

Prêmio Wallenberg à Comunidade de Sant'Egidio pelo seu compromisso contra todas as formas de racismo e o acolhimento aos refugiados

IT | ES | DE | PT | CA | RU
28 Novembro 2015
BANGUI, REPÚBLICA CENTRO-AFRICANO

República Centro-Africana, candidatos para as presidenciais encontram-se pela primeira vez e enviam mensagem para o papa "Peregrino de Paz"

IT | ES | DE | PT
todas as notícias
• IMPRIMIR
12 Novembro 2016
Avvenire

Impagliazzo: Oltre Bataclan

30 Junho 2016
Corriere della Sera

Le buone notizie viaggiano in treno (su Italo)

28 Maio 2016
L'Osservatore Romano

In alto e lontano

27 Maio 2016
L'Eco di Bergamo

La Comunità di Sant'Egidio: «Ha tenuto viva la memoria di Roncalli e del Concilio»

24 Maio 2016
La Repubblica

Il Papa abbraccia l'imam di Al Azhar

11 Maio 2016
Il Mattino

Comunità di Sant'Egidio: mezzo secolo di solidarietà

todos os press releases
• EVENTOS
10 Julho 2016 | BUENOS AIRES, ARGENTINA

Liturgia de Acción de Gracias por el 48º Aniversario de la Comunidad de Sant’Egidio

Todas as reuniões de oração pela paz
• PENA DE MORTE NO
7 Outubro 2015
UNITED STATES

The World Coalition Against the Death Penalty - XIII world day against the death penalty

5 Outubro 2015
EFE

Fallece un preso japonés tras pasar 43 años en el corredor de la muerte

24 Setembro 2015

Pope Francis calls on Congress to end the death penalty. "Every life is sacred", he said

12 Março 2015
Associated Press

Death penalty: a look at how some US states handle execution drug shortage

12 Março 2015
AFP

Arabie: trois hommes dont un Saoudien exécutés pour trafic de drogue

9 Março 2015
Reuters

Australia to restate opposition to death penalty as executions loom in Indonesia

9 Março 2015
AFP

Le Pakistan repousse de facto l'exécution du meurtrier d'un critique de la loi sur le blasphème

9 Março 2015
AFP

Peine de mort en Indonésie: la justice va étudier un appel des deux trafiquants australiens

28 Fevereiro 2015
UNITED STATES

13 Ways Of Looking At The Death Penalty

15 Fevereiro 2015

Archbishop Chaput applauds Penn. governor for halt to death penalty

11 Dezembro 2014
MADAGÁSCAR

C’est désormais officiel: Madagascar vient d’abolir la peine de mort!

3 Dezembro 2014

5th Circuit Court of Appeals stops execution of Scott Panetti!

ir para nenhuma pena de morte
• DOCUMENTOS

Saluto di Marco Impagliazzo al termine della liturgia per il 48° anniversario della Comunità di Sant’Egidio

Dove Napoli 2015

Comunità di Sant'Egidio: Brochure Viva gli Anziani

Analisi dei risultati e dei costi del programma "Viva gli Anziani"

I Numeri del programma "Viva gli Anziani"

Messaggio del Patriarca ecumenico Bartolomeo I, inviato al Summit Intercristiano di Bari 2015

todos os documentos
• LIVROS

Elogio dei poveri





Francesco Mondadori

Il martirio degli armeni





La Scuola
todos os livros

FOTOS

982 visitas

904 visitas

932 visitas

920 visitas

933 visitas
todos os meios de comunicação relacionados

Per Natale, regala il Natale! Aiutaci a preparare un vero pranzo in famiglia per i nostri amici più poveri