Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
30 Setembro 2015 | LISBOA, PORTUGAL

A Igreja de São Miguel de Alfama para a Comunidade de Sant'Egidio: uma porta aberta para a misericórdia e a necessidade de muitos

Ontem a inauguração com uma liturgia celebrada pelo patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente e à presença do presidente de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo

 
versão para impressão

Grande festa ontem no bairro de Alfama em Lisboa, onde teve lugar a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Patriarca Dom Manuel Clemente na igreja ei São Miguel, mal confiada à Comunidade de Sant'Egidio. A cerimónia marcao começo das actividades e daoração de Sant'Egidio no coração do bairro no centro da cidade, "uma presença - disse na sua homilia o Cardeal Clemente - que tem grande semelhança com a dos começos em Trastevere na igreja de Sant'Egidio. Bairro no centro da cidade mas com muitas características da periferia"

O patriarca recordou, em seguida, o compromisso de Sant'Egidio em prol da paz: "Como o arcanjo Miguel è sinal da vitória da justiça e da paz, da mesma forma a Comunidade de Sant'Egidio foi sinal de paz em Moçambique. A sua longa presença em Lisboa hoje enriquece-se com novas razões de speranza neste bairro e para muitas pessoas que vivem na necessidade".

Participaram na cerimónia as crianças da Escola da Paz, os idosos e os pobres com os quais a Comunidade realizou laços de amizade nestes anos,juntos com reprsentantes institucionais da cidade e a uma delegação de Sant'Egidio de Roma e de diferentes países europeus. Foi guiada pelo presidente da Comunidade Marco Impagliazzo,que na sua saudação destacou que: "O Ano Santo da Misericórdia pede-nos, conforme às intenções do Papa Francisco, de abrir tantas portas das igrejas e dos corações.Aqui está, então, o sentido da nossa presença: uma Comunidade que abre as portas à misericórdia de Deus e à necessidade de muitos".

___________________

Il saluto di Marco Impagliazzo alla liturgia inaugurale nella chiesa di San Miguel

Senhor Cardeal Patriarca
Carissimos convidados queridos amigos

E’ uma grande alegria hoje, na festa do Arcanjo Miguel , entrar como Comunidade de Sant’Egidio nesta lindíssima igreja que lhe foi dedicada. E’ a alegria de poder por – se Deus quiser – raízes mais profundas nesta magnifica cidade e Igreja de Lisboa tao acolhedora e generosa. Esta igreja  em acorde com o pároco o padre Edgar, que agradeço será um lugar aberto a oração, ao encontro com a Palavra de Deus e as ajudas dos pobres. Será um lugar de oração pela paz e pelos doentes. Será um lugar a partir do qual a Comunidade sairá porque os tantos que procuram o Senhor possam entrar e encontrar consolação e misericórdia. Sim porque só quem vai sair pode ajudar a entrar.

Há muitos laços entre Sant’Egidio, Lisboa, Porto e Portugal. Há uma amizade longa com o Patriarcado, recordo o Patriarca José Policarpo. E agora com Dom Manuel Clemente e com muitos padres, laicos, lembro em particular o amigo caríssimo o Presidente Soares e a sua amada esposa Maria Barroso que faleceu há pouco. Portugal é um país com o qual temos compartilhado o grande sonho realizado de levar a paz a Moçambique e também colaboramos pelo desenvolvimento da Africa. Muitos são os laços históricos e mais recentes com Portugal, como por exemplo a entrega do Premio Gulbenkian no ano passado. Mas o signo de hoje faz nos ver que as surpresas existem sobretudo as do Espirito Santo. O dom desta Igreja é um grande exemplo. Sant’Egidio está aqui como um amigo, é um companheiro ao longo do caminho pela Igreja de Lisboa, para esta cidade e para os muitos que vivem nas necessidades concretas e espirituais. O ano santo da misericórdia nos pede – segundo os desejos de papa Francisco –de abrir tantas portas das igrejas e dos corações. Eis então o sentido da nossa presença: uma comunidade que abre as portas da misericórdia de Deus e abre-se as necessidades de tantos.
Obrigado Eminencia por este gesto, garanto-lhe a nossa oração e a nossa amizade.

OBJETOS ASSOCIADOS

 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
15 Julho 2017
BLANTYRE, MALAVI

Das Comunidades do Malawi, reunidas em Blantyre, um novo impulso para uma cultura de bondade para com os pobres

IT | ES | DE | FR | PT | NL
26 Outubro 2009

Acabados os trabalhos do Sínodo dos Bispos pela África: as intervenções dos representantes da Comunidade de Sant'Egidio

IT | EN | ES | DE | FR | PT | NL | RU
19 Outubro 2009

Liturgia para África em Roma, por ocasião do Sínodo Milhares de pessoas acolheram os bispos africanos e encheram a basílica e a praça de Santa Maria em Trastevere

IT | ES | DE | FR | PT | CA | NL
todas as notícias
• IMPRIMIR
21 Junho 2017
Madre

«Apriamo cuori e frontiere» A tu per tu con Marco Impagliazzo

25 Maio 2017
Corriere della Sera

''Ho visto piangere la first daughter con le ragazze scampate alla tratta''

24 Julho 2017
OnuItalia

#pathofpeace, Sant’Egidio presenta incontro internazionale di settembre in Germania

22 Julho 2017
Avvenire

Un mondo ferito dalle guerre ha bisogno di «strade di pace»

22 Julho 2017
Corriere della Sera

Merkel e i leader religiosi riuniti da Sant'Egidio in Germania

21 Julho 2017
SIR

Dialogo tra religioni: Impagliazzo (Comunità di Sant’Egidio), “vogliamo lanciare dal cuore dell’Europa un forte messaggio di pace”

todos os press releases
• DOCUMENTOS

Speech of Marco Impagliazzo at the UN Security Council on the situation in the Central African Republic

todos os documentos

FOTOS

560 visitas

588 visitas

713 visitas

691 visitas

620 visitas
todos os meios de comunicação relacionados