Riccardi Andrea: na web

Riccardi Andrea: em redes sociais

Riccardi Andrea: revista de imprensa

change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
6 Outubro 2015

#changeyourcity: a proposta para cidades mais humanas dos Jovens pela Paz da Comunidade de Sant'Egidio

Um movimento que está a percorrer a Itália com muitas propostas para mudar as cidades a partir dos pobres

 
versão para impressão

No início de Setembro, nas redes sociais, apareceram fotos de jovens juntos com rostos sorridentes de crianças, idosos, estrangeiros, com cartazes em que vem escrito #changeyourcity. Mas o que é #changeyourcity? Uma explosão de desejo de mudança. O desejo de mudança de aqueles que, como os jovens, ouviram repetidas vezes que não é possível mudar, que é complicado, é cansativo ou na melhor das hipóteses é melhor contentar-se de ajustar um pouco as coisas. Por onde começar? Eles querem mudar as cidades a partir das periferias, urbanas, humanas e existenciais, colocando de novo no centro os seus habitantes mais vulneráveis: crianças, idosos, sem-abrigo, vítimas de violência e desprezo.

Em Nápoles #changeyourcity levou alguns jovens a se reunirem na praça para uma oração pela paz. Poucos dias antes, nas ruas de Nápoles, fora morto um jovens com 17 anos de idade, perante mais um ato de violência relacionados com os jovens, alguém chegou a comparar o centro de Nápoles com Bagdá. Também em Catanzaro #changeyourcity quis lembrar uma vítima da violência, "Tia Tota", com noventa anos, morta em casa por um roubo de 60 €.

Para além que contajosa, #changeyourcity é imaginativa. Em Roma e Pádua os Jovens pela Paz organizaram torneios de futebol e voleibol, também com títulos imaginativos. Chamaram-lhes de "Convivolley" e "Games4Peace" porque contendedores eram estudantes do ensino médio, estudantes universitários e jovens refugiados, em equipas estritamente mistas. O acolhimento dos refugiados é um dos aspectos mais importantes da campanha #changeyourcity. De Trieste a Catania, de Génova a Milão, inúmeras iniciativas organizadas por meios simples, pelos Jovens pela Paz em portos, estações e centros de acolhimento. 

Há uma convicção de que orienta os Jovens pela Paz. Para mudar as cidades não necessitam grandes meios, mas é preciso ser em muitos. Por isso #changeyourcity já conquistou os corações de muitos jovens que optaram pelo compromisso, as redes sociais e visa, nos próximos meses, a se tornar cada vez mais viral. Daí o convite dos Jovens pela Paz para compartilhar idéias, imagens e vídeo utilizando a hashtag #changeyourcity, mas também para visitar o blog www.giovaniperlapace.it para encontrar a sede mais próxima e ir e ver como ajudar.

#changeyourcity parte da web, mas continua nas ruas, nos bairros da periferia, nos internatos. É uma proposta concreta para atender às expectativas de muitos jovens que querem as cidades mais belas, e procuram outros jovens com os quais realizar a mudança que em muitos esperam

 

 

 

 


 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
28 Julho 2016
CRACÓVIA, POLÔNIA

JMJ 2016: dos jovens em Cracóvia uma invocação de paz para o mundo

IT | ES | FR | PT | RU
22 Março 2011

Celebração do 43º aniversário da Comunidade de Sant'Egídio em Bujumbura (Burundi)

IT | DE | FR | PT | RU
todas as notícias
• IMPRIMIR
9 Março 2014
Famiglia Cristiana

La gratuità è un atto rivoluzionario che agevola lo sviluppo sociale

3 Agosto 2016
Vida Nueva

Las periferias, un desafío para nuestras sociedades

8 Dezembro 2015
Agenzia SIR

Integrazione: Impagliazzo (S.Egidio) a Parigi, “partire dai luoghi dove vivono i giovani per superare la logica della violenza”

29 Janeiro 2015
Avvenire

Alle periferie del Jihad più simboli e assoluti

10 Fevereiro 2017
RomaSette.it

Becciu a Sant’Egidio: «I poveri siano sempre il vostro tesoro»

10 Fevereiro 2017
L'Osservatore Romano

Una presenza vivace

todos os press releases
• EVENTOS
15 Novembro 2017 | BARCELONA, ESPANHA

Presentación del libro de Andrea Riccardi: "Periferias. Crisis y novedades para la Iglesia"

Todas as reuniões de oração pela paz
• DOCUMENTOS

Homilía del cardenal Jaime Lucas Ortega y Alamino, arzobispo de La Habana, en la liturgia de acción de gracias por el 47 aniversario de la Comunidad de Sant'Egidio

todos os documentos

FOTOS

1124 visitas

1066 visitas

1115 visitas

1238 visitas
todos os meios de comunicação relacionados